sábado, 11 de julho de 2015

Dia 11

O nosso santo da caridade para com os doentes continua pensando no meio de nós. Por isso, lá vai mais uma das suas boas idéias:
"Deus opera também por meio de instrumentos imperfeitos. Maior é a sua glória quando, servindo-se de um nada, faz coisas maravilhosas" (São Camilo).
Acredito que na realidade humana de hoje, onde um forte egocentrismo e exibicionismo imperam essa faceta do evangelho é bem vinda. Comumente as grandes revistas e jornais dão destaque aos grandes cérebros e bem sucedidos da humanidade. Em contrapartida, os fracos e pouco prendados normalmente são esquecidos ou, mencionados quando praticam algum delito. 
O nosso herói da caridade nos diz que Deus se serve de pequenos instrumentos para operar grandes obras. Pode se servir de grandes instrumentos, como S. Tomás de Aquino, São Bento e outros luminares, mas na maioria das vezes se serve de pessoas muito simples e pequenas para realizar obras estupendas. Tudo isso para destacar que a obra é de Deus e não do homem. Tudo isso para que os homens não se vangloriem, mas se coloquem a serviço e descubram a alegria de servir, isto é, a alegria do Evangelho.
Por isso Deus quer se valer de cada um de nós, homens e mulheres simples e pequenos, para realizar grandes obras. O mais importante não é a nossa grandeza, mas a abertura de coração para Deus. O mais importante não é o tamanho do nosso quociente de inteligência (QI) ou a grandeza das obras que realizamos, mas o tamanho da nossa abertura para acolher o projeto de Deus. O mais importante não é o que eu faço, mas o que Deus faz através de mim. O mais importante não é a quantidade de livros que escrevo, mas a inspiração de Deus que me leva a fazer isso ou aquilo em favor dos meus irmãos.
Suplicamos ao Senhor que nos dê essa consciência e acolhimento dos projetos divinos!

Nós fomos nascidos para glorificar a Deus e não a nós mesmos. Portanto, todo o nosso ser, o pensar e o agir devem contribuir para que a humanidade tenha mais vida, isto é, a verdadeira glória de Deus. 



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário