sábado, 25 de julho de 2015

Dia 25

Não somos devedores à carne para vivermos segundo a carne, mas com a força do espírito, seremos donos da nossa vida, mortificando a carne. Deixemos um pouco que o “irmão burro” (o nosso corpo) sofra alguma coisa por amor de Deus”.
São Camilo devia conhecer bem o grande missionário dos pagãos, São Paulo, que orientava os Gálatas (cf Gl 5,13-26) a viver segundo Espírito e não segundo os apetites da carne. Este afirmava que os desejos da carne são contrários aos do Espírito Santo, que busca conduzir, sobretudo, os que foram batizados. Enquanto as obras da carne nos aprisionam no egoísmo, as obras do Espírito nos libertam para amar a Deus e a comunidade.
Diante disso, Camilo afirmava para os seus que não somos devedores à carne para satisfazer todas as suas paixões e cair na escravidão dela e do pecado. O incrível é ouvir cristãos, aparentemente esclarecidos, afirmarem que são livres e atendem a todos os apetites da carne. Não se dão conta que são escravos da carne, que vai apodrecer no cemitério.
Por outro lado, incentivava as obras do Espírito, que nos libertam, mesmo que implique algum sofrimento para o “burro” que nos carrega, que é o nosso corpo. Aponta para os seus o caminho da liberdade trazida por Jesus e para trilhar esse caminho de santidade os exorta a ouvir o Espírito de Deus que habita em cada um deles.
Nesse sentido cabe aos pais e educadores repensar um pouco o atendimento imediato de todas as necessidades físicas dos seus filhos e alunos, que hoje é dado e a negligência no que diz respeito às necessidades espirituais. Nesse sentido estamos falando de liberdade, mas, na verdade, estamos jogando esta geração para a escravidão da carne e, consequentemente, para o sofrimento inútil, ou seja, sem sentido libertador.

Peçamos a graça do crescimento equilibrado entre as exigências corporais justas e as espirituais, que nos abrem as portas para a vida eterna. Para isso, deixemos que o Espírito de Deus nos conduza nos caminhos da verdadeira libertação trazida por Jesus.



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário