quarta-feira, 22 de julho de 2015

Dia 22

 “Ocupemo-nos de nós mesmos e das nossas tarefas, e afastemos de nós a mania de criticar ações e defeitos dos outros, porque isto desagrada a Deus” (São Camilo).
Esta orientação de Camilo é muito importante. Muitos de nós envolvemo-nos demais nas tarefas dos outros e envolvemo-nos de menos nas nossas obrigações. Chegamos até a esquecer das nossas tarefas de tanto que nos intrometemos nas dos outros. O pior é que nem sempre é para ajudar os demais, mas sim para tecer críticas destrutivas.
Ocupar-nos conosco significa procurar melhorar sempre mais a nós mesmos. Quantas coisas, em nós, que ainda não dominamos e orientamos para o bem! Afirma-se que os mais inteligentes ocupam somente 10% das suas capacidades. Quanto bem nós poderíamos fazer a mais se conseguíssemos ocupar-nos conosco no sentido de aumentar esse porcentual!
Ocupar-nos de nós mesmos significa tomarmos posse dos nossos sentimentos. Quantas pessoas que ainda não lidam bem com os seus sentimentos! Necessitamos encarar os nossos sentimentos, entender o que eles significam e orientá-los no caminho da nossa edificação e santificação, conforme a nossa opção vocacional.
Ocupar-nos com o nosso modo de pensar é uma tarefa interminável. Muitos de nós, por falta de treino ou por desleixo, temos uma maneira muito negativa de encarar as situações. Com o nosso modo negativo de pensar, quantos problemas e doenças físicas e psíquicas atraímos sobre nós e os nossos familiares! Necessitamos positivar os nossos pensamentos.
Necessitamos ver os nossos defeitos e decidir afrontá-los na busca da superação. Quando não conseguimos importa saber pedir ajuda a quem pode auxiliar-nos. Quando não conseguimos superá-los com todo o nosso esforço e ajuda de Deus e dos irmãos importa aceitá-los como parte da nossa cruz.
Depois de ter feito tudo isso descobriremos, em nós e nos outros, grandes qualidades para destacar e promover sempre mais. Quem se ocupa consigo e com o bem dos outros terá pouco ou nenhum tempo para fazer críticas destrutivas. A pessoa que toma consciência dos seus valores, limites e pobrezas, não terá mais tempo para olhar os defeitos dos outros para criticar, mas empenhará todo o seu tempo para melhorar a si e, se possível, aos outros.

Peçamos a Camilo a Graça de perceber os nossos defeitos e o desejo profundo de corrigi-los para amar mais a Deus, a nós e aos outros. 


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário