sexta-feira, 3 de julho de 2015

Dia 03



"Deus está conosco, vamos para frente! A vida é um dom, é um talento que precisamos empregar bem. Devemos colocar no Céu todas as nossas esperanças e todos os nossos desejos" (São Camilo).
O nosso gigante da caridade lembra-nos que Deus está conosco. Ao contrário dos que pensam que estão sós e abandonados, São Camilo, nos ensina que Deus está sempre conosco.  Em Jesus, Deus se fez humano para mostrar-nos que ele está conosco. Ele é, portanto, Emanuel, isto é, Deus conosco.
Sobretudo, nos momentos mais difíceis da vida ele caminha conosco. Para nos assegurar disso, basta ver a ação pastoral de Jesus de Nazaré, que procurava estar perto dos doentes e dos pecadores. Estava perto para sarar e curar e jamais para julgar e condenar.
Parafraseando S. Paulo no discurso do Areópago, feito aos gregos, Camilo afirma que a nossa vida é um dom de Deus. Nele vivemos, nos movemos e existimos (cf At 17,28a). Dele viemos, nele nos movemos e somos. Como homens e mulheres de fé, não podemos mais ficar aí chorando solidão. Solidão é um papo de quem não tem fé.
Além disso, o nosso pai espiritual nos dá dicas de administração do maior bem que recebemos. Não podemos ser administradores irresponsáveis aplicando a vida em negócios furados, que não levam a nada e a ninguém.
Nesse sentido ouço tanta gente dizendo que a vida é para aproveitar. Aproveitar mesmo à custa da desgraça do outro e da outra. Esse é a forma de pensar dos egoístas e pecadores e não dos seguidores de Jesus. Claro que devemos apreciar e desfrutar dos bens deste mundo, mas jamais prejudicar a nós e a terceiros. Devemos investir toda a nossa vida na busca de fazer bem. Fazer bem a nós e ao outro. Fazer bem, sobretudo àqueles que não aprenderam a amar. Em outras palavras, investir o dom da nossa vida no banco do Céu. 

Que São Camilo nos ajude a colocar todos os nossos sonhos e esperanças em Deus e não em projetos fúteis e perigosos!







Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário