sábado, 18 de julho de 2015

Dia 18

“Assistindo a um enfermo, enquanto as mãos fazem a sua parte, os olhos vejam o que falta, os ouvidos fiquem abertos para entenderem as ordens e os desejos dele, a língua lhe diga palavras de conforto e a mente e o coração rezem por ele” (São Camilo).
Uma pessoa quando se deixa conduzir pelo amor de Deus ela não para de surpreender-nos com seu modo de pensar, pois o Espírito Santo surpreende e é profundamente criativo.
Apesar do pouco estudo Camilo entendia que o atendimento de um doente com o empenho de toda a pessoa fazia toda a diferença. Entendia que não é suficiente cuidar de um enfermo com as mãos enquanto o coração e a mente estão desocupadas ou ocupadas com coisas que não contribuem para o bom atendimento do paciente. Ele deixa orientações muito claras para os que desejam servir bem os doentes.
Enquanto as mãos se ocupam com algo os órgãos dos sentidos estejam atentos para perceber as necessidades dos enfermos para mais bem servi-los. Enquanto as mãos fazem algum bem que os demais membros do servidor não deixem de fazer a sua parte para que o doente seja sarado holisticamente e não apenas fisicamente.
Camilo ensina a todos nós que cuidamos dos enfermos que a mente e o coração podem rezar pelo paciente e com isso contribuir com a sua cura espiritual, além da física. Sabemos, particularmente com os estudos científicos de hoje, que a oração tem um grande poder de cura.
Em suma, Camilo ensina-nos que um bom cuidador se envolve totalmente para servir o irmão e a irmã e não apenas parcialmente. Ocupar-se com muitas coisas pode não ser um bom caminho para o cuidador de pessoas. Pode haver desperdício de energias com aquilo que não é importante, segundo Camilo, em detrimento da caridade para com o enfermo. Importa, portanto, concentração e foco naquilo que é realmente importante para realizar o maior bem possível junto aos sofredores.

Peçamos a São Camilo a graça de poder servir os doentes com todo amor, isto é, com todo o nosso entendimento e com todas as nossas forças. 



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário