segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dia 12

O nosso querido Camilo nos fala hoje a respeito do pecado dizendo: “Eu me deixaria cortar em mil pedaços, antes de consciente e voluntariamente cometer um só pecado venial sequer. Lançar-me-ia cem vezes no fogo e outras tantas preferiria morrer, antes de consentir em cometer um só pecado, por leve que seja, mas voluntário, ou também antes de cair por querer em uma infidelidade à santa regra do Instituto”.
No pastoreio do povo que o Senhor me confiou sinto que muitos perderam a noção de pecado. Outros não sabem mais distinguir um pecado grave e um leve. Alguns afirmam que não mataram e não roubaram e, por isso, concluem que não possuem pecados. Na verdade, o pecado consiste em dar vasão ao egoísmo afastando-se de Deus e dos irmãos. O pecado grave implica em afastar-se radicalmente e o leve dando aquela afastadinha do amor de Deus e dos irmãos para dar uma “mordidinha” no egoísmo.
Queridos leitores! Eu não sinto nesse modo de pensar do Santo um horror ao pecado, por conta da feiura do pecado. Pois o pecado possui suas atrações humanas sim. Consigo sentir o coração do Santo pulsando de amor apaixonado por Deus. Vivia em comunhão profunda com Deus. Por conta disso, o horror ao afastamento voluntário de Deus.
Somente uma experiência profunda do amor de Deus pode levar uma pessoa a pensar desse modo. Ele era um apaixonado por Deus e por conta disso, afastava qualquer forma de pecado que pudesse ofender a esse Deus que o amava tanto. Ele mergulhou no Céu em vida, isto é, no amor de Deus e dos doentes, e voluntariamente rejeitava tudo o que pudesse afastá-lo disso.
Olhando para a minha realidade de camiliano, sinto que estou bem longe de atingir esse amor fantástico por Deus e pela Congregação. Necessito da oração da comunidade e de um grande esforço pessoal para crescer nessa direção. Por isso, peço que você leitor, reze por mim para que eu possa experimentar sempre mais esse amor do Pai e apaixonar-me por ele.

Queridos irmãos! Peçamos a graça de fazer uma experiência profunda do amor de Deus e assim termos força para repudiar voluntariamente a todo tipo de pecados. Que S. Camilo, do coração de Deus, interceda em nosso favor! 



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário