quinta-feira, 9 de julho de 2015

Dia 09

O Mestre Camilo continua passando normas de comportamento humano e cristão: "Falemos bem de cada um e, se ouvimos maledicências e retaliações, procuremos pelo menos salvar as intenções. Confiemos em Deus. Ele não nos deixará faltar o seu auxílio" (São Camilo).
O santo da caridade para com os enfermos entendeu também que não podíamos faltar de caridade para com os irmãos falando mal deles. Se não temos nada de bom para falar dos outros, pelos menos, fiquemos calados. Falar mal do outro, quase sempre, é uma forma de afirmar a nossa aparente bondade. Vejam bem, eu falei aparente bondade. O homem bom não fala mal de si e do outro, mas procura falar bem. Geralmente a boca transborda da abundância do seu coração. Quem fala mal do outro está mostrando a sua maldade, quem fala bem do outro está mostrando a sua bondade.
O prazer da fofoca não é uma qualidade dos filhos de Deus. A fofoca e o falar mal dos outros é uma doença que está no fofoqueiro e que inspira cuidados, pois ela pode contaminar a comunidade. Aquele que fala mal do outro e faz fofocas é portador de um câncer muito perigoso, ou seja, que tem o poder de destruir ao fofoqueiro e a comunidade. O antídoto, ou seja, o remédio para combater esse mal é descobrir as qualidades e a bondade que há em nós e nos outros e propor-se a falar sempre delas. Quem adquire esse hábito melhora a sua saúde além de edificar o paraíso na terra.
Quando nós queremos agradar a mãe, procuramos elogiar o filho dela. A mãe transborda de alegria ao saber que o seu filho está sendo apreciado positivamente. Da mesma forma Deus se alegra através da promoção dos seus filhos. O Deus que está em mim e no outro se entristece quando eu falo mal do outro. Falar mal do outro e trabalhar para a autodestruição e a do outro.
São Camilo chama-nos para confiar em Deus. Os santos são homens e mulheres de grande confiança em Deus. Com essa confiança eles, apesar de limitados, fizeram grandes coisas. Aliás, Deus fez grandes coisas através deles como Maria recorda-nos no seu Magnificat.

Todos os batizados somos chamados à santidade. A santidade requer grande confiança em Deus que deseja evangelizar o mundo através de nós. Confiemos, portanto em Deus, pois os nossos nomes estão escritos no seu coração de Pai amoroso. Ele não nos abandona nunca. Ele quer nos acolher e ajudar na nossa missão, por mais simples que pareça ser.



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR  

Nenhum comentário:

Postar um comentário