sexta-feira, 24 de julho de 2015

Dia 24

“Deus não olha tanto a grandeza das obras, mas a disposição do coração”.
Quantos homens e mulheres ficam sonhando com grandes realizações. Aliás, sonhar grande é uma das principais recomendações dos gurus do empreendedorismo. Quem se coloca grandes projetos pode realizar grandes obras e aquele que pensa pequeno realiza pouco. Eu também penso assim, mas S. Camilo aponta para outra dimensão que devemos estar atentos.
Numa visão administrativa, pura e seca, importa os resultados. Quanto realizamos, quanto faturamos, quantas cirurgias fizemos, quantos alunos temos na faculdade, quantos formamos, quantos doentes visitamos, etc. Nem sempre nos perguntamos se para chegar a esses resultados levamos em conta os valores evangélicos.
S. Camilo não despreza as grandes realizações, mas chama a atenção para a disposição do coração que realiza pequenas e ou grandes obras. Ele não contrapõe as pequenas às grandes realizações, mas quer ensinar que a disposição do coração que realiza obras é que conta mais.
Além disso, para os sonhadores que ficam pensando em grandes realizações e nunca fazem nada, aponta para o valor das pequenas ações feitas com amor. Quantos homens e mulheres ficam invejando os grandes talentos e possibilidades dos demais e não realizam as pequenas ações que estão a seu alcance! Eles enterram o seu talento e ficam sonhando com o talento dos irmãos.
Com esse modo de pensar, Camilo queria motivar os seus religiosos que ficavam sonhando com grandes coisas enquanto perdiam a oportunidades de dar de comer as um doente que estava faminto. Apontava para a importância de acolher bem os doentes, observar para que não ficassem dobras nos lenções que pudessem machucar os enfermos e limpar bem as latrinas. Mostra que fazer isso por amor a Deus, que vive em cada doente, tem um imenso valor.

Com isso, quer nos ensinar que o que importa mesmo é a intenção com que se realiza isso ou aquilo. Podemos realizar grandes coisas por competição e vaidade ou pequeninas coisas por imposição. Tanto numa quanto noutra falta motivação evangélica e leva à frustração do servido e do servidor. Importa realizar movidos pelo amor a Deus que considera feito a si as pequenas ou grandes coisas que realizamos em favor dos demais. Em suma, Deus olha mais o tamanho do coração do que o tamanho da obra. 



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário