segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dia 19

Onde está a sua casa?  São Camilo afirma que:
“Nossa casa é onde há pobres de Cristo. Toda nossa alegria seja posta na tarefa de servir e consolar os pobres e os enfermos, porque assim requer o nosso Instituo. Quem entra em nossas fileiras tem que ter a vontade de servir a todos os que se acham em necessidade. É o amor ao Criador que nos chamou para esta missão” (São Camilo).
Jesus não tinha uma pedra para repousar a cabeça, mas encontrava morada junto aos necessitados e lá se detinha para servi-los. São Camilo acolheu essa verdade da vida cristã e disse com gestos e palavras que a casa de um portador do espírito camiliano é lá onde houver pobres e enfermos. Portanto, um portador do espírito de São Camilo não tem morada fixa. A sua morada é a casa dos doentes, é onde estão os doentes carentes e necessitados.
Morar onde estão os doentes não para prioritariamente usufruir dos seus bens, mas para servi-los com grande alegria. Camilo entendia que não era suficiente servir os doentes, mas era fundamental servi-los com profunda alegria. Isto é possível somente para aquele que descobriu no serviço aos doentes a pérola de grande valor que nos fala o evangelho em Mt 13, 45s.
O mundo de hoje nos oferece inúmeros convites ao prazer fácil e até em prejuízo dos irmãos e das irmãs. S. Camilo aponta para a alegria e não necessariamente para o prazer. O prazer é dos sentidos e passa logo a alegria é da alma e do espírito e é permanente. Com essa clareza um camiliano ou camiliana assume as tarefas de ajudar os enfermos, mesmo com sacrifícios, pois sabe que as dificuldades são passageiras, mas a alegria do dever cumprido é eterna.
O critério para participar bem do time de S. Camilo, com toda a dignidade, é ter uma grande vontade de servir os irmãos enfermos. Não se deveria entrar para os camilianos para ser servido, mas sim com grande desejo de dar a vida para amar servindo e servir amando os nossos irmãos pobres e enfermos.
Portanto, podemos afirmar, sem medo de errar, que aquilo que habilita e capacita um homem ou mulher para pertencer à Família Camiliana, leiga ou religiosa, é o firme propósito de dar a vida a serviço dos sofredores, quer nos hospitais ou nas casas.

Peçamos a S. Camilo a Graça de estar sempre prontos para servir com alegria os nossos irmãos pobres e sofredores.




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário