terça-feira, 14 de julho de 2015

Dia 13

Camilo de Lellis indica um caminho excepcional para manter-nos longe do pecado: “Se o olhar no Crucifixo não é suficiente para manter-nos afastados do pecado, não sei o que mais eu possa sugerir” (S. Camilo).
Sempre mais entendo porque muitos indivíduos mandam retirar os crucifixos das repartições públicas, das escolas, dos hospitais e das casas de família. Parece que a contemplação do Amor extremado de Deus, que aparece no crucifixo, poderia inibir as falcatruas, malandragens e roubalheiras. Por isso mesmo, em nome do Estado laico, do respeito humano e outros motivos, mandam retirar a todos os objetos sagrados desses locais para não serem vistos por Jesus fazendo o que desagrada a Deus e prejudica ao povo.
O mesmo acontece com pessoas católicas que se recusam a carregar o crucifixo e, em contrapartida, carregam amuletos, figas, elefantes e outras crendices. Será que não é para fugir do olhar de Deus? Penso que a intenção talvez seja essa apesar de que Deus, na sua onipresença, contempla a todas as suas criaturas.
Por outro lado, entendo também porque os religiosos quando fazem o noviciado e também quando emitem os seus votos recebem o crucifixo. Através do olhar contemplativo em Jesus crucificado esses podem descobrir o imenso amor de Deus por eles e com isso, serem estimulados a manter-se em comunhão com aquele que os ama apaixonadamente e consequentemente, desencorajados a incorrer nos pecados.
Queridos irmãos e Irmãs! Eis uma dica fantástica que Camilo nos dá para descobrimos o amor de Deus por nós. Podemos adotar isso. Entendo, porém, ser necessário orientar as crianças, os jovens e os adultos a respeito do crucifixo. Importa contemplar o imenso amor de Deus mais do que o sofrimento e as suas chagas. Queremos indicar o Amor mais do que a dor, pois somos filhos do amor, mesmo que o nascer e crescer implique a dor.

Um abraço cheio de carinho e amor mesmo que a dor nos acompanhe! 




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário