quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dia 15

O nosso Santo da Caridade, apesar de morto, continua falando:
"Em nossa missão precisamos de imensa espiritualidade, de muita paciência e grande caridade. Nunca percamos de vista Deus, mas contemplemos o Criador nas criaturas".
Camilo sabia muito bem que o que sustenta a caridade junto aos doentes é a espiritualidade. Não basta uma espiritualidade mais ou menos. Se não houver uma espiritualidade forte e robusta, as tentações do dia a dia acabam minando a caridade. As pessoas acabam olhando mais para as dificuldades do que para as oportunidades de adquirir a pérola da caridade. As pessoas se detêm nos espinhos da rosa e não conseguem deliciar-se com o perfume da rosa.
Somente uma grande espiritualidade, isto é, contemplar o Criador na criatura nos levará à perseverança na caridade por mais difícil que se apresente a missão. Somente a consciência viva que tudo o que fazemos aos pobres enfermos, Deus o tem feito para si, nos levará a ter uma grande paciência diante dos enfermos que humanamente entendemos como chatos e mal agradecidos. Somente uma boa espiritualidade nos fará homens e mulheres criativos diante dos enfermos. Criativos no sentido de sempre mais e melhor servi-los.
A contemplação de Deus nas criaturas nos leva a aperfeiçoar a nossa espiritualidade. De fato em cada criatura o Criador deixou seus traços. Face a face nós não podemos ainda contemplar a Deus, pois essa visão a teremos na glória do Céu. Porém, quem tem os olhos abertos e curados pela água do Batismo, pela Crisma e pela Eucaristia tem todas as condições de visualizar as maravilhas de Deus em cada criatura, particularmente na sua criatura predileta, que é o ser humano. 
Com os seus olhos curados pelo Amor de Deus, que circulava em seu sangue, Camilo pode contemplar a Deus nos doentes. Mesmo nos mais difíceis, que pedia para que os reservassem para ele cuidar, não perdeu a oportunidade de contemplar a Deus. Em cada enfermo, à semelhança de Cireneu, Camilo ajudou Jesus a carregar a sua cruz.


Peçamos pela intercessão de S. Camilo que Deus nos dê a graça de termos uma grande espiritualidade e consequentemente uma inesgotável paciência para o exercício da caridade para com os nossos doentes, idosos, viciados, filhos especiais e crianças.


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário