quinta-feira, 23 de julho de 2015

Dia 23

 “Deus, que nos chamou para esta missão, também nos terá dado um coração firme e estável, capaz de suportar e padecer todas as coisas que servirão para o nosso bem espiritual. Suportar e padecer com perseverança, porque somente será coroado aquele que tiver combatido virilmente até o fim, por amor do seu Senhor” (São Camilo).
O Senhor não apenas chama, mas também capacita para a missão. Camilo comunica a todos os seus seguidores a certeza de que Deus dá aos seus discípulos missionários as armas necessárias para o bom combate. Não os envia em missão para serem derrotados, mas para serem vencedores, apesar das dificuldades que encontrarão.
O grande problema que pega nos discípulos de Jesus e de S. Camilo é o da perseverança diante das dificuldades e desafios. Muitas e muitas vezes as dificuldades são apresentadas por nós como motivos para não perseverar, isto é, para desistir da vocação ou da missão que o Senhor nos confia. Nós imaginamos que o Senhor nos chamou para realizar tarefas fáceis. Por isso, quando aparecem obstáculos fortes, facilmente desistimos.
Olhando para a nossa realidade onde a perseverança está um tanto esquecida e até retirada do vocabulário de muitos irmãos nossos, entendemos ser atual e necessária essa ideia de S. Camilo, ou seja, de perseverar apesar das dificuldades que surgem no decorrer da caminhada.  Nota-se que a procura de facilidades e satisfações imediatas nos fizeram mais parecidos com macacos, que saltam de galho e galho e nem tanto com os santos, isto é, homens e mulheres de perseverança, apesar das dificuldades.
O Senhor não nos chamou para realizar tarefas fáceis. Ele disse que era para tomarmos a nossa cruz e segui-Lo. Disse ainda que seria bom tomarmos sobre nós o seu jugo para encontrar motivação para a luta e não para a fuga. Acrescentou que estaria sempre conosco para auxiliar-nos na missão. Como recordou a São Camilo, Ele recorda, a cada um de nós, que a missão que nos foi confiada não é nossa, mas dele. Precisamos confiar mais em Deus que nos chamou e nos capacita e em nós que somos filhos e filhas dele.
Depois disso, fica claro que não podemos mais abrir a guarda para que entre a ideia que alguns nascemos para o fracasso e outros para o sucesso. Esse é um pensamento do mundo elitista e consumista. No projeto de Deus nós todos nascemos para escrevermos uma história de amor e fraternidade, sem exclusões. Quando o Espírito Santo nos move entendemos essa verdade e buscamos colocá-la em prática, apesar das dificuldades.

Peçamos a S. Camilo a Graça de perseverar na missão de amar e servir os doentes até o fim, apesar das dificuldades, cansaços e incompreensões que podem surgir na caminhada. 



Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Um comentário:

  1. Obrigado Senhor por sempre iluminar o Padre Arlindo a escrever textos que sempre se encaixam na nossa vida.
    São Camilo de Lellis, rogai por nós!

    ResponderExcluir