terça-feira, 7 de julho de 2015

Dia 07

O nosso querido Camilo nos aponta o caminho do Céu dizendo: "Devemos estar bem unidos a Deus: Pensar bem, falar bem, operar bem. Com efeito, a primeira obra que abre ao homem a porta do paraíso é pensar bem. A segunda é falar bem. A terceira é agir bem. Estas três coisas fazem o homem entrar no Paraíso pela divina misericórdia" (São Camilo).
Ocupar a nossa cabeça com bons pensamentos é de fundamental importância. Muitas pessoas ficam o dia todo pensando negativamente. Ficam impregnando a cabeça com pensamentos de vingança, com condenações, com a sua incapacidade, que ninguém as ama, que não vão conseguir, que o marido as trai ou vice-versa, que os outros falam mal delas, que o patrão vai mandá-las embora, que as pessoas são perigosas, que os homens são todos iguais, etc. Imaginem o que sai dessas cabeças que ficam cultivando esse tipo de pensamentos. Só pode sair porcaria e todo tipo de ações e falas negativas.
São Camilo, nos chama a curar a nossa cabeça cultivando pensamentos de bondade, que eu sou filho (a) de Deus, que eu sou capaz, que eu vou conseguir, que as pessoas são boas, que os outros querem o meu bem, que a minha esposa ou marido é bom mesmo que tenha seus defeitos, que o dia vai ser de muitas oportunidades para amar, os problemas são oportunidades para crescer e servir, que Deus me ama apaixonadamente com as minhas limitações e pecados, que Ele não me esquece e nem me condena,  etc. Imaginem quanto bem vai crescer nessa cabeça e em conseqüência quantas boas obras decorrerão, quantas falas maravilhosas fluirão dessa boca!
Eu ouso completar o pensamento de São Camilo e acrescentar um quarto elemento, que a meu ver, vem antes dos três apontados por ele. Trata-se de ler bem. Como é fundamental ler coisas boas que edificam a nossa mente e espírito! Quando falo em ler bem não entendo apenas ler bons livros, que é demais importante, mas, além disso, ler bem os fatos da vida, e todas as criaturas que nos rodeiam. A nossa mente é como um moinho. Quando colocamos dentro trigo, sai farinha de pão, se colocamos milho sai farinha de polenta, se colocamos pedras sai farinha de pedra. Quando lemos bem, estamos alimentando a nossa mente para que pense bem e consequentemente possamos falar bem e fazer bem.
Na prática, para isso, indico a leitura assídua da Palavra de Deus. Como faz bem à nossa Mente dedicar todos os dias um tempo para ler e meditar o Plano do Amor de Deus para conosco que foi escrito na Bíblia em prosa, versos, contos, hinos, salmos, cartas e parábolas! No início pode parecer difícil, mas com a perseverança e a confiança no Espírito Santo essa prática irá curar muitas mentes doentias e devolver-lhe a lucidez e a sabedoria para bem pensar e assim, poder agir melhor.

Convido a você mesmo continuar a reflexão a partir da frase de São Camilo. Você pode completar a minha reflexão acrescentando outros elementos que o seu olhar sarado lhe permitirá ver. 


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário