terça-feira, 28 de julho de 2015

Dia 28

“Esta cruz vermelha deve fazer-nos pensar que somos todos vendidos e consagrados ao serviço dos pobres enfermos. Esta Cruz quer também significar que o nosso Instituto é uma Instituto de Cruz, isto é, de fadiga e sofrimento; quem quiser trilhar o nosso modo de vida disponha-se a abraçar a Cruz, abnegar a si mesmo e seguir Jesus Cristo até a morte”.
A mãe de Camilo, Camila Campelli, durante a gravidez dele, num sonho, viu o filho liderando um grupo de meninos que carregavam uma cruz por divisa. Interpretou o sonho como sinal de que o seu filho seria o líder de um grupo de malfeitores. Por conta disso, viveu com certa apreensão quanto ao futuro do seu filho.
Quis Deus, que o sonho da mãe tivesse um significado positivo, ou seja, que fosse a marca dos Ministros dos Enfermos, isto é, os servidores dos doentes e sofredores. Uma vez que Camilo criou o seu grupo, pediu ao Papa Sisto V a permissão para usar a cruz vermelha sobre a batina e o manto. Quis isso para que o seu Instituto tivesse identidade própria. Além disso, entendia que quando alguém visse uma pessoa carregando essa cruz entendia que aí estava um servidor dos doentes.
Camilo orgulhava-se dessa identidade, mas não deixava de informar a todos os que quisessem pertencer ao seu Instituto que carregar aquela divisa não era apenas uma honra, mas um sinal de que aquela pessoa que o usasse de modo correto estava dizendo a todos que ela era consagrada a serviço dos enfermos. Portanto ela não era mais dona de si, mas ela pertencia aos doentes. Os doentes eram os seus verdadeiros donos. Eles podiam pedir e o camiliano devia atendê-los em qualquer dia e a qualquer hora.
Não se trata, portanto de um amuleto para dar sorte, como tantos que andam nos pescoços do povo. Ele mostra a identidade daquela pessoa que o carrega. Pode ser padre, Religioso (a) ou leigo.  Uma pessoa que carrega essa cruz com dignidade ela possui o espírito de S. Camilo, ou seja, um grande desejo de servir os doentes nos hospitais e nas casas.
Além disso, é capaz de grandes sacrifícios para tornar vivo e atuante esse espírito camiliano. Mesmo que lhe custe enfrentar obstáculos de diversas naturezas, o amor ao Cristo que ela visualiza em cada doente a levará a avançar no exercício da caridade onde os doentes necessitam.
Quem quiser abraçar a Cruz de S. Camilo com toda a dignidade, deve estar sempre com a cabeça direcionada para Deus e as mãos abertas para acolher e servir os doentes, vendo em cada um deles o rosto de N. Senhor Jesus Cristo. Nesse sentido a Cruz Vermelha é apenas um sinal da pessoa mesma. Ela é uma Cruz Humana inflamada de amor a Deus que se faz serviço nos filhos de Deus sofredores.
Você quer usar a Cruz de São Camilo? É um excelente investimento para edificar o Reino de Deus. Como alguém consagrado já há 40 anos, confesso que isso implica pequenos sacrifícios, mas, devo afirmar que as alegrias são muito maiores. 





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário