sexta-feira, 10 de julho de 2015

Dia 10

Já estamos no 10.º dia do mês de julho. Já dedicamos diversas horas para refletir e internalizar os pensamentos do nosso santo da caridade para com os enfermos. Vamos dar mais um passinho na busca desse tesouro descoberto e vivido por S. Camilo.
Camilo afirma que "Somente a esperança na misericórdia de Deus pode, sem mais, tornar alegre o pensamento e a passagem da morte e leva também a desejá-la, como o Apóstolo Paulo que a invocava para se encontrar com Cristo" (São Camilo).
Queridos irmãos e irmãs! Eis uma dica preciosa que o nosso Camilo nos dá para enfrentar o medo doentio da morte. O grande tabu da nossa cultura atual é a morte. Normalmente não se fala dela. Procura-se falar de muitas coisas, mas evita-se tratar dessa nossa irmã gêmea da vida. Parece que a falta de esperança tende a agravar o medo normal da morte.
Se não fosse a bondade de Deus, que é capaz de acolher todas as nossas fraquezas e pecados e transformá-los em força pela Graça do Perdão, pobres de nós pecadores. O coração misericordioso de Deus sabe que somos feitos do pó da terra e, portanto, sujeitos a todo tipo de falhas e pecados. Deus não quer impedir que caiamos no erro, Deus quer que reconheçamos as nossas fraquezas e que confiemos no seu coração cheio de misericórdia, que mandou Jesus para nos reconciliar com Ele. "A você te basta a minha Graça", respondeu a São Paulo que pedia para retirar o aguilhão da sua carne.
Jesus manifestou com todos os seus gestos e palavras a grande misericórdia de Deus. Particularmente na parábola do Filho Pródigo aparece a misericórdia escandalosa de Deus Pai. Deus busca o seu filho para abraçá-lo e perdoá-lo e não para julgá-lo e condená-lo. Deus busca o seu filho para introduzi-lo no banquete e não para excomungá-lo. Que maravilhoso é o nosso Deus! Ele é o Deus da misericórdia, da compreensão, do perdão e da alegria. Deus aguarda o retorno do filho mais novo pacientemente e vai em busca do filho mais velho. Deus Pai quer que o Judeu e o Grego participem do seu Reino. Fixando o olhar no nosso entorno, ele quer que todos nós participemos do seu banquete.
Para Ele os nossos pecados e fraquezas não são problemas intransponíveis. Para ele são oportunidades de manifestar a sua bondade que a todos quer acolher e perdoar. Sendo assim, importa dar menos importância aos nossos pecados e bobagens e muito mais à sua bondade que acolhe e cura com o seu abraço cheio de misericórdia. Na morte Ele apenas quer nos envolver definitivamente no seu amor.

Se tivéssemos claro isso e de fato acreditássemos nas palavras do Evangelho, não teríamos razões para esse grande medo da morte, pois ela é a nossa irmã, como dizia S. Francisco de Assis, que nos apresentará definitivamente a Deus.  Ao contrário, a desejaríamos como a desejava São Paulo. A certeza do amor misericordioso de Deus leva-nos a superar o medo doentio da morte e até a desejá-la. 


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário