quarta-feira, 8 de julho de 2015

AS CINCO GRANDES CONVERSÕES DE CAMILO DE LELLIS

Camilo nasce numa família pecadora e, portanto, nasce contaminado pelo pecado. A mãe é uma santa e o pai é um homem dado à guerra. Com a morte da mãe, quando Camilo tinha 13 anos, ele se envereda no caminho do jogo e da guerra.  Aos 17 anos entra para o exército e vive guerreando e gastando o seu dinheiro com jogos e outras aventuras até os 25 anos.
1.           Aos 25 anos não podia mais suportar a sua vida vazia e inútil. Ele foi se aconselhar com o Pe. Angelo que lhe falou o que era importante para dar sentido à sua vida. Disse a Camilo: “Deus é tudo. Sem Deus o resto não vale nada e a vida não tem sentido”. Foi dormir com isso na sua mente. No dia seguinte, 02/02/1575, após a missa Camilo se pôs no caminho de volta. Um grande arrependimento da sua vida inútil tomou conta dele. Invadido pelo amor de Deus ele desce do cavalo e se ajoelha no chão pedindo perdão a Deus dos seus pecados. Ele dizia: “Ai, pobre e infeliz de mim! Que grande cegueira foi a minha por não ter conhecido antes o meu Deus! Por que não dediquei toda a minha vida a seu serviço? Perdoai Senhor, perdoai esse grande pecador! Dai-me pelo menos tempo para fazer penitência e para arrancar de meus olhos tantas lágrimas quantas forem necessárias para lavar as manchas e sujeira de meus pecados”.  Fez aí mesmo o firme propósito de nunca mais ofendê-lo e de tornar-se capuchinho.
2.           Os caminhos dos homens nem sempre são os caminhos de Deus. Camilo queria viver uma vida santa como frade. Através de uma ferida no pé direito Deus vai mostrando a ele que o queria no hospital para cuidar dos enfermos. Camilo teve muita dificuldade para entender o projeto de Deus. Insistiu no seu projeto de ser frade e Deus o enviava de volta para o hospital. Finalmente, em oração diante do crucifixo, se converte ao projeto de Deus e diz: “Tudo isso é sinal que Ele me quer aqui e é aqui que eu vou ficar”.
3.           As suas cinco chagas, a saber: ulcera no pé, hérnia inguinal, calos nos pés, cólicas renais e fastio permanente com alimentos, que antes eram problemas, agora, após a sua conversão se convertem em misericórdias de Deus, através das quais aprendeu a melhor entender e servir os doentes.
4.           Começa a reforma do hospital pelo método do castigo, mas não consegue êxito. No dia 15 de agosto de 1582 ele recebe a inspiração de N. Sra. Assunta ao Céu de criar um grupo de homens que sirvam por amor e não por castigo.

5.           Tendo crescido muito a Congregação dos padres da Boa Morte ele entende que deve mudar de ideia e permitir que os camilianos estudem para poder servir melhor e também dedicar-se à evangelização dos doentes e dos que os assistem. A princípio não queria que estudassem, pois entendia que o estudo tirava o tempo para o exercício da caridade junto aos sofredores. 


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário