segunda-feira, 6 de julho de 2015

Dia 04

O nosso Pai Camilo, continua pensando em nossos dias e nos diz: "Tudo o que fomos, que somos e seremos, tudo vem da graça de Deus. Logo, quanta gratidão lhe devemos!" (São Camilo).
Olhando para a nossa realidade brasileira, sobretudo familiar e educacional, noto uma falta enorme de gratidão. Vejo os filhos que desaprenderam a dizer muito obrigado aos pais pelo esforço quotidiano para prover o seu sustento e formação. Parece que os filhos entendem que é apenas um direito deles de receber e receber sempre mais. Falta a educação para a gratidão.
Entrando na escola, nos deparamos com uma profunda falta de respeito para com o professor. Mais uma vez o aluno se acha no direito de receber, mas lhe falta a contrapartida do agradecimento e respeito ao professor.
Para destacar apenas um campo onde a nossa constituição legisla, no que tange à saúde, ela afirma que a saúde e um direito do povo e um dever do Estado. Não se empenha a dizer que a saúde é um dever de cada cidadão, em primeiro lugar, e que o Estado entra para subsidiar o que o indivíduo não consegue. Com isso tudo, vai se criando uma mentalidade de direitos, ignorando-se os deveres de cada um de nós.
Numa sociedade, sempre mais laica, onde se rejeita a Deus como doador de todos os bens e se coloca o homem como autor do seu destino, o espírito de gratidão anda um tanto comprometido.
Diante dessas sombras apontadas no que tange à gratidão não quero ser pessimista. Vejo, por outro lado, em menor número, famílias, alunos, legisladores evangelizados e, por isso mesmo, com grande espírito de gratidão por todo o que são e possuem.
Nessa realidade fica o desafio da Nova Evangelização de plantar no coração das nossas crianças e jovens a semente da gratidão. No campo da saúde fica o desafio do pessoal da Pastoral da Saúde e dos Camilianos de gerar essa consciência de gratidão Evangélica e Camiliana na vida do maior número possível de pessoas.
Quero lembrar a todos que a gratidão não é apenas uma questão de etiqueta ou de bons modos, mas é uma questão evangélica e de saúde para as pessoas. As pessoas portadoras do espírito de gratidão são mais saudáveis dos que os não possuem essa dimensão.

A celebração do quarto centenário de São Camilo nos dá a oportunidade de viver a cada dia com grande entusiasmo, gratidão, e alegria, pois, tudo o que somos, temos e conquistamos é graças a Deus e aos irmãos e não apenas ao nosso esforço.





Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário