terça-feira, 14 de julho de 2015

Dia 14

Hoje, dia 14 de julho comemoramos a festa de São Camilo, protetor dos doentes. Mas quem foi este homem? O que fez? O que nos deixou?
Camilo nasceu numa família humana com qualidades e defeitos. Por isso, de início, não foi santo. Foi um menino rebelde e tornou-se um homem rude, de vida cheia de vícios. Quando se deixou tocar pela Graça de Deus e se converteu, seu coração ficou sensível às necessidades dos irmãos sofredores.
Uma vez convertido, queria ser frade capuchinho, mas uma ferida no pé foi conduzindo-o para o hospital onde Deus o queria. No início resistiu, mas quando entendeu que a vontade de Deus era que ficasse no hospital e implantasse naquele ambiente de abandono e maus tratos a Escola da Caridade, ele aceitou o desafio.
De um doente expulso do hospital, Deus o fez o missionário dos enfermos a ponto de esquecer-se de si e de seus sofrimentos para atender qualquer enfermo que o solicitasse a qualquer hora do dia. A sua profunda espiritualidade o levou a ver em cada doente o rosto de Jesus Cristo sofredor. Por isso podemos entender o seu grande carinho com os sofredores. Um homem apaixonado por Deus não podia ser menos apaixonado pelos doentes nos quais via o próprio Deus necessitado de atenção e cuidados.
Por inspiração de N. Sra. assunta ao Céu atraiu um grupo de jovens para continuar o seu trabalho de amor e caridade junto aos doentes. Essa inspiração ocorreu no dia 15 de agosto de 1582, dia da Assunção de Maria. A partir desse dia Camilo tomou posse dessa linda inspiração da Mãe dos enfermos e procurou concretizá-la. A Escola de Caridade foi crescendo, crescendo e hoje está presente em mais de quarenta países do mundo levando o amor cristão e camiliano a inúmeros sofredores. Essa escola hoje tem várias ramificações, masculinas, femininas e laicas produzindo abundantes frutos de caridade para os pobres e necessitados.
Camilo dizia: "Cultivemos uma grande vontade, para podermos chegar a fazer grandes coisas, não somente aos pobres, mas também aos moribundos em suas casas. Devemos desejar ter milhares de vidas para entregá-las nestes dois campos de ação".

No dia de São Camilo somos convidados por ele a desenvolver uma grande vontade de fazer bem aos pobres e doentes. Penso que o melhor cultivo está no ouvir com atenção a Palavra de Deus, que nos diz que tudo o que fizermos aos doentes e pobres, Jesus o considera feito a Ele (cf. Mt 25, 45).
Peçamos a Graça de termos a fé que levou São Camilo e ver em cada enfermo o rosto de Jesus e, por isso, a uma extraordinária caridade para com os mesmos.  
No dia de São Camilo podemos finalizar com a sua oração:
Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes, dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e seus familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda a paz e a esperança a todos. Amém.

São Camilo de Lellis rogue por nós!

Que São Camilo derrame sobre todos nós o amor aos enfermos e sofredores! 


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário