terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1236 (Mc 8,14-21) 18/02/14


Cuidado com o tipo de fermento que compramos.

Os discípulos se esqueceram de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Percebendo, Jesus perguntou-lhes: “Por que discutis sobre o fato de não terdes pães? Ainda não entendeis, nem compreendeis? Vosso coração continua endurecido? Tendo olhos, não enxergais, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais? Quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?” – “Doze”, responderam eles. “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos recolhestes, cheios de pedaços?” – “Sete”, responderam. Jesus então lhes disse: “E ainda não entendeis?” (Mc 8,14-21).

O Fermento e a Padaria de Deus

Diante dos discípulos que esqueceram de levar pão, Jesus aproveita a oportunidade para falar um pouco da questão do fermento. Não do fermento com o qual se leveda o pão, como os discípulos estão pensando. Ele habilmente usa as questões humanas e estomacais para ensinar sobre as necessidades fundamentais da vida cristã (cf Mc 8,14-21).
No meio das discussões dos discípulos a respeito dos pães que esqueceram, Jesus se apresenta de alguma forma, como o verdadeiro pão descido do céu. Ele é o pão verdadeiro, cheio do fermento do Amor, que está no meio deles, que está no barco com eles para nutri-los na sua fome mais profunda, mas que eles ainda não perceberam com nitidez, apesar de todos os milagres já realizados diante dos seus olhos viciados no superficial.  
Quantos católicos, em nossos dias, entram em desespero e fortes discussões diante da diminuição do pão material, da mesma forma como ocorreu com os discípulos de Jesus! Não se dão conta do verdadeiro pão que desceu do Céu que está sempre com eles, particularmente nos momentos de crise e escassez do pão material. Estão com o estômago dilatado, para o pão material, e o coração apertado para o pão espiritual.
Não compreendem ainda a provação, mencionada na primeira leitura de hoje, tirada da carta de Tiago, onde se diz: “Feliz o homem que suporta a provação. Porque uma vez provado receberá a coroa da vida” (Tg 1,12). Como precisamos crescer na fé para encarar assim as dificuldades e provações! Oxalá que neste ano de 2014 façamos passas significativos nessa direção!
Jesus aproveita ainda para ensinar os seus a respeito do fermento de Herodes e dos fariseus. Fermento cheio de maldade, de ganância e hipocrisia. Quantos discípulos de Jesus estavam cheios desse fermento e do pão que resulta dele. Por conta disso, muitos discípulos tinham dificuldades de ver a novidade trazida por Jesus. Estavam viciados com aquele fermento e aquele pão estragado da hipocrisia, da ganância, da maldade, da disputa dos primeiros lugares, etc.
Por isso, Ele os adverte desse fermento estragado e do pão da hipocrisia e da ganância. Creio que Jesus continua advertindo, em nossos dias, a muitos de nós que frequentemente caímos na tentação de comprar o fermento e o pão dos fariseus e herodes dos nossos dias.
Quantos católicos continuam nutrindo-se generosamente com esse pão estragado e nutrem-se com muita tacanhice com o pão do Céu, que está sempre conosco! Quantos pais e professores continuam vendendo aos filhos e alunos esse perigoso fermento! As suas mentes e corações são fermentados com as ideias do egoísmo, da maldade, do levar vantagens sobre os outros, do passar os outros para trás, do eliminar os inimigos, do excluir os pobres, etc. Quantas padaria e lojas vendem esse fermento e esse pão que corrompe e estraga a juventude e a sociedade brasileira!
Por conta disso, somos uma sociedade enfraquecida, uma Igreja sem ânimo e vibração. Temos casais, jovens e padres mornos e não animados e aquecidos pelo fermento e pão do Céu, que são Jesus e o seu Evangelho.  Sinais disso emergem sempre que dizemos não a Deus e ao seu projeto de amor e bondade. Sempre que optamos pelo comodismo em detrimento do serviço amoroso aos demais.
Por outro lado, anima-nos muito os sinais positivos. Quantos católicos e sacerdotes! Quantos jovens e professores que generosamente dizem sim a Deus a exemplo de Maria e dos Santos! Compram o bom fermento e o pão saboroso para nutrir os seus com generosidade! Louvado seja Deus!
Um exemplo bonito disso foi o nosso retiro de Jovens desse fim de semana. Cinquenta jovens animados por uma porção de casais e jovens disseram sim a Deus. Aceitaram o convite dEle e por três dias estiveram ouvindo e acolhendo o fermento de Jesus a fim de poderem alimentar-se melhor do verdadeiro pão do Deus, que é Jesus. Parabéns queridos jovens e queridos casais!




Pe. Arlindo Toneta – Pároco –
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário