terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1226 (Mc 1,29-39) 15/01/14


Jesus vai expulsando o mal da família.

Logo que saíram da sinagoga, foram com Tiago e João para a casa de Simão e André. A sogra de Simão estava de cama, com febre, e logo falaram dela a Jesus. Ele aproximou-se e, tomando-a pela mão, levantou-a; a febre a deixou, e ela se pôs a servi-los. Ao anoitecer, depois do pôr do sol, levavam a Jesus todos os doentes e os que tinham demônios. A cidade inteira se ajuntou à porta da casa. Ele curou muitos que sofriam de diversas enfermidades; expulsou também muitos demônios, e não lhes permitia falar, porque sabiam quem ele era. De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E quando o encontraram, disseram-lhe: "Todos te procuram". Jesus respondeu: "Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa-Nova. Pois foi para isso que eu saí". E foi proclamando nas sinagogas por toda a Galileia, e expulsava os demônios (Mc 1,29-39).
Jesus continua a sua missão de expulsar o mal e plantar o amor serviçal. Com isso vai devolvendo às pessoas e às comunidades paroquial e familiar a capacidade de ensinar e servir coerentemente recuperando assim a autoridade.
No texto de hoje vemos Jesus saindo da sinagoga e indo à casa de Pedro. Jesus sai da Igreja e vai para a célula eclesial a fim de expulsar o mal e devolver a capacidade de servir a família. Deus quer que a família tenha saúde e vida em plenitude.
Quantas famílias, atualmente, que perderam a sua capacidade de amor serviço! Em muitas delas o egoísmo está solto e produzindo brigas, separações e outros desserviços que adoecem a família. Quantas depressões e mal estar vividos nas famílias por conta disso! Com isso, muitos membros delas preferem partir para a droga, para o bar e outros subterfúgios adoecendo essa instituição querida por Deus. 
Queridos irmãos e irmãs! Jesus não quer ficar escondido na Igreja instituição, mas quer entrar nas famílias. Não quer entrar nas famílias para bisbilhotar, julgar e condenar, mas para libertar os seus membros da doença que impede o serviço mutuo. Assim como na casa de Pedro, onde Jesus entra e é acolhido, ele devolve às pessoas a saúde que as capacitam para colocar-se a serviço. Em outras palavras, Ele tira a tristeza do egoísmo, que adoece a família, e devolve a ela a alegria de servir os seus membros.
Sendo assim, queridos leitores, abramos as portas ao Redentor para que entre nas nossas famílias a fim de que possa cear conosco e devolver-nos a alegria de ser família ajudando-nos uns aos outros.



Pe. Arlindo Toneta – Pároco –

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário