terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1235 (Mc 7,31-37) 14/02/14


Abre-te!

Jesus saiu da região que fica perto da cidade de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galileia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na língua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: "Efatá!" (Isto quer dizer: "Abra-se!") E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua língua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam: Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!(Mc 7,31-37).

E sabido que quem não ouve não consegue falar e quem ouve mal tem dificuldade de se expressar oralmente, pois a linguagem falada entra pelos ouvidos. Claro que existem outras formas de comunicação que entram pelos outros sentidos, mas a comunicação verbal requer os ouvidos abertos para gravar os sons no cérebro a fim de posteriormente emiti-los pela boca.
Olhemos para a cena do Evangelho onde Jesus apanha a pessoa e a chama para abrir-se. Abrir-se para que e para quem? Conhecemos os surdos que são incapazes de ouvir os sons orais e consequentemente não conseguem falar. Conhecemos os surdos para as orientações dos pais. Conhecemos também os surdos para Deus e para o bem e consequentemente não conseguem falar sobre isso. Falam muito sobre uma série de coisas, novelas, pessoas, negócios, mas são surdos para Deus e para o seu Evangelho.
Jesus está tocando o surdo a fim de que ele o experimente, o siga e possa falar aos demais sobre essa experiência de amor gratuito, que é o coração do Evangelho. Jesus o convida a abrir-se para Ele e à sua Palavra a fim de torná-lo um discípulo missionário dele.
Quantos homens e mulheres surdos para Deus! Quantos jovens que não ouvem Jesus e a sua Palavra e consequentemente são mudos. Dizem-se católicos, mas não falam ou se comunicam muito mal sobre esse quesito.  Não falam a verdade que conduz à vida. Jesus está convidando a todos os surdinhos e surdinhas a abrir-se para Ele e para a sua Palavra a fim de serem comunicadores da sua verdade que conduz à vida.


 


Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR



Nenhum comentário:

Postar um comentário