terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1229 (Mc 3,13-19) 24/01/14


Jesus chamou os que ele quis.

Jesus subiu um monte, chamou os que ele quis, e eles foram para perto dele. Então escolheu doze homens para ficarem com ele e serem enviados para anunciar o evangelho. A esses doze ele chamou de apóstolos. Eles receberam autoridade para expulsar demônios. Os doze foram estes: Simão, a quem Jesus deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu (a estes ele deu o nome de Boanerges, que quer dizer "Filhos do Trovão"); André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu; Tadeu, Simão, o nacionalista; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus (Mc 3,13-19).

Jesus na montanha chamou os que ele quis. Quer dizer que Jesus na intimidade com Deus Pai chamou pessoas para acompanhá-lo mais de perto a fim de prepará-las para a missão de expulsar o mal. Chamou 12 para dizer que o projeto de Deus é o de expulsar o mal de todo o povo de Israel e de todo o mundo. Além disso, ele chamou pelo nome para dizer da missão particular de cada um dos chamados.
Trazendo para a cozinha essa palavra entendemos que Jesus chama apóstolos para estar mais próximo dele e continua a chamar em todos os tempos. Continua a chamar gente para uma dedicação exclusiva para essa missão de expulsar o mal do coração do homem e da mulher.
Olhando para o mundo de hoje vemos o mal tomando conta de muitas famílias, de muitos jovens e fazendo verdadeiros estragos através da mídia. Isto revela que os chamados para a missão de expulsar o mal estão um tanto acomodados ou caindo na tentação do mundão. Precisamos de um novo ardor apostólico à semelhança dos primeiros apóstolos, após a vinda do Espírito Santo.
O chamado é pessoal, para dizer que se o chamado não realiza a missão fica uma lacuna na Igreja de Jesus. Se por um lado entende-se que é um privilégio ser apóstolo, por outro, não deixa de ser uma responsabilidade enorme confiada a ele. Precisamos, portanto, rezar muito pelos novos apóstolos que Jesus fielmente continua a chamar em nossos dias.
O mal tem feito muito ruído na área da comunicação com Deus. Muitos jovens, que certamente Jesus chama não estão conseguindo ouvir bem o chamado dele, por conta do barulho e dos apelos do mundão. Para complicar mais um pouquinho, muitos pais abdicaram da missão de ajudar os filhos a ouvir a voz de Deus, como fez Eli com o menino Samuel.
Que o Senhor nos dê a graça de ajudar os jovens e os adultos a ouvir o chamado de Deus que continua a chamar quem ele quer para estar mais perto dele e para envia-los a expulsar o mal dos corações!





Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário