terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1230 (Mc 3,22-30) 27/01/14


A blasfêmia contra o Espírito Santo não é perdoada.

Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? [...] Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro” (Mc 3,22-30).

A blasfêmia contra o Espírito Santo fecha a pessoa e impede a mesma de ter acesso à Graça de Deus, que cura e santifica. A blasfêmia não é algum palavrão, como muitos imaginam, mas uma atitude de fechamento para o amor misericordioso de Deus.  A pessoa não aceita a bondade de Deus, que perdoa sempre. A pessoa não acredita na bondade de Deus e acredita fortemente na sua ruindade. Por isso, se obstina no mal e vai envelhecendo nele. A pessoa livremente rejeita a Deus e obstina-se no mal.
Entre nós pode ocorrer coisas desse tipo. O Espírito Santo revela à pessoa que ela está errada procedendo daquela maneira, por exemplo: bebendo em excesso, mas para não perder o seu topete ou falsa razão, ela continua rejeitando a verdade que Deus revela através da outra pessoa. Ela se obstina no erro, apesar do Espírito de Deus mostrar-lhe que aquele modo de pensar e agir leva à morte.
Quantos pecados se cometem contra o Espírito Santo! Muitas pessoas sentem a voz do Espírito de Deus, que como costumo dizer é nosso motorista particular, mas conscientemente rejeitam a sua orientação.  Trata-se, por isso, de pecados contra o Espírito Santo. Por exemplo: Pessoas que sentem o chamado de Deus para fazer algo em favor de um doente, mas por medo ou para não se comprometer com o mesmo, sai de perto e finge não ter ouvido o chamado. Outros que são chamados para assumir um serviço na comunidade e por preguiça ou comodismo fecham o ouvido e se fazem de surdos. Um terceiro exemplo: Os pregadores que sentem o apelo do Espírito para preparar bem as suas homilias, mas fingem-se de surdos e pregam mal em prejuízo da comunidade. Todos esses são pecados contra o Espírito Santo, mas que não levam à morte.
É verdade, que por si esses pecados não levam à morte, pois a pessoa pode arrepender-se e mudar de atitude. O problema está na insistente resistência ao E. Santo de forma que pode levar à obstinação contra Deus e à sua misericórdia, ou seja, à blasfêmia. Diante disso, queridos irmãos e irmãs, importa dar-nos conta das nossas pequenas resistências a Deus e perseverar na oração para superá-las, estreitando assim o nosso vinculo amoroso com Deus.
Um abraço fraterno a você que procura diariamente meditar a Palavra de Deus e assim, crescer sempre mais na fé em Jesus Misericordioso, que nunca se cansa de perdoar os seus irmãos e suas irmãs.





Pe. Arlindo Toneta – Pároco –

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário