terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1220 (Mt 18,12-14) 10/12/13


O desejo de Deus.



“Que vos parece? Se alguém tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará as noventa e nove nos morros, para ir à procura daquela que se perdeu? E se ele a encontrar, em verdade vos digo, terá mais alegria por esta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequenos”(Mt 18,12-14).




Ovelhas perdidas, cachorros perdidos, pássaros e outros animais perdidos sempre houve, mas vemos os seus donos desesperados procurando por eles a fim de dispensar-lhe os devidos cuidados. Chegam a por anúncios nos meios de comunicação social para serem exitosos nas suas buscas.
Porém, Jesus não está querendo falar disso no seu Evangelho. Ele está usando de uma comparação para falar das pessoas perdidas que perambulam nos caminhos da vida à semelhança de cachorros perdidos e sem donos. Quantos jovens, crianças e adultos perambulam pelas nossas praças, pelas nossas ruas e rodovias sem eira e sem beira! Quantos homens e mulheres perdidos nos vícios, na ignorância religiosa, e no pecado que conduzem à morte!  Esse não é o desejo de Deus Pai em relação aos seus filhos e filhas. Apesar disso, parece que nós cristãos nem sempre estamos empenhados em procura-los.
Deus deseja que nenhum dos seus filhos e filhas se perca. Deus, através de Jesus, tudo fez para que todos os seus filhos e filhas pudessem ser salvos.  Como discípulos missionários de Jesus, é a nossa vez de fazer tudo para que nenhum dos nossos irmãos e irmãs se perca e venha a morrer no egoísmo. Eis o zelo cristão que Jesus espera de nós que somos batizados, que fizemos a Primeira Comunhão, que recebemos a Crisma, o Matrimônio e ou a Ordem.
Estamos no tempo do Advento, tempo favorável para a conversão. O Evangelho nos chama a um profundo empenho na busca dos nossos irmãos e irmãs que receberam o batismo e posteriormente se afastaram de Deus e da Igreja. Quantos irmãos nossos que chegaram a fazer a Primeira Eucaristia e depois se afastaram da comunhão e vivem num verdadeiro egoísmo! Precisamos sair à procura dos mesmos a fim de reconduzi-los à comunidade cristã. Quantos jovens que fizeram a Crisma e depois sumiram nas baladas da “meia noite”! Que tal, meu querido jovem amigo de Jesus, sair à sua procura para reconduzi-los a Ele a fim de serem curados das suas cegueiras! Quantos casais receberam o Sacramento do Matrimônio e em seguida foram sugados pelo turbilhão do ativismo e modismo e hoje não sabem mais com quem ficar!
Meus queridos irmãos jovens, casais e consagrados! Eis uma excelente oportunidade para prepararmos bem o nosso Natal. Sairmos do nosso ninho de conforto para irmos à busca dos irmãos e irmãs perdidos. Eis uma urgência da Igreja e uma maneira prática de preparar um maravilhoso Natal do Senhor!





Pe. Arlindo Toneta – Pároco –

Paróquia N. Sra da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário