terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1223 (Mc 6,45-52) 08/01/14


Então subiu com eles na barca.

Jesus mandou que os discípulos entrassem no barco e fossem na frente para Betsaida. Depois de despedir a multidão, subiu à montanha para orar. Já era noite, o barco estava no meio do mar e Jesus, sozinho, em terra. Vendo-os com dificuldade no remar, porque o vento era contrário, nas últimas horas da noite, foi até eles [...]. Quando os discípulos o viram andar sobre o mar, acharam que fosse um fantasma e começaram a gritar. Mas ele logo falou: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” Ele subiu no barco, juntando-se a eles, e o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados. De fato, não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles continuava endurecido (Mc 6,45-52).

“Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece conosco e seu amor é plenamente realizado entre nós” (1Jo4,12). Em outra passagem São João afirma que “quem permanece no amor permanece em Deus e Deus permanece com ele” (1Jo 4,16b).
No Evangelho de hoje notamos que Jesus permanece na montanha enquanto os discípulos estão atravessando o mar sozinhos. Na travessia surgiu uma tempestade que trazia dificuldades não pequenas para seguir à frente. Jesus notou que estavam passando por dificuldades e foi em seu socorro. Quando Jesus entrou no barco o vento cessou e a travessia seguiu tranquila.
Em primeiro lugar notamos que atravessar o mar da vida sozinhos não é uma boa escolha. Na travessia podemos ser engolidos pelas dificuldades e ondas que podem aparecer a qualquer momento. Ninguém está seguro sozinho ou em grupo se faltar Jesus no barco ou na instituição.
Quando Jesus entrou no barco o mar serenou e puderam prosseguir na travessia sem maiores riscos. Significa que com Jesus na direção do nosso barco, que pode ser a nossa família, a nossa empresa, a nossa comunidade eclesial ou paróquia a caminhada para o outro lado do mar, isto é, para o Céu, certamente será mais serena e segura, porque o Salva Vida, por excelência, está conosco.
Em oração Jesus nota que os discípulos estão em dificuldades e vai socorrê-los. Esta passagem ensina que quer está em comunhão com Deus vê aqueles que possuem necessidades. Não é mais um cego que nada percebe e passa adiante dos necessitados, sem se importar. Ele vê o irmão necessitado e vai ajudá-lo. 
Peçamos a graça de estar sempre em comunhão com Deus e conscientes das necessidades dos demais irmãos. Cientes disso, procuremos ajudar a todos os necessitados que encontrarmos em nosso caminho.




Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário