terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1231 (Mc 3,31-35) 28/01/14


A nova família de Jesus.




Nisso chegaram a mãe e os irmãos de Jesus. Ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Ao seu redor estava sentada muita gente. Disseram-lhe: "Tua mãe e teus irmãos e irmãs estão lá fora e te procuram". Ele respondeu: "Quem é minha mãe? Quem são meus irmãos?" E passando o olhar sobre os que estavam sentados ao seu redor, disse: "Eis minha mãe e meus irmãos! Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe" (Mc 3,31-35). 



Sem desprezo ou negação da família de sangue, Jesus vai apontando a direção para a constituição da sua nova família, isto é, os que acolhem a Ele e a sua Palavra e procuram viver do jeito que Ele vivia. Certamente é algo chocante para os que estão longe de Jesus, mas para aqueles que gravitam no seu entorno tudo isso faz sentido e o que é melhor, dá um novo sentido à vida.
Queridos irmãos e irmãs! Num período de crise familiar onde os casais têm dificuldade de viver juntos e os pais se deparam com enormes barreiras na educação dos seus filhos, eis aí a possibilidade de constituir uma nova e santa família. Uma família onde os laços que unem, mais do que sanguíneos, são espirituais.
Para a Igreja de Jesus, isto é, a sua família, não importa muito como você viveu até hoje. Importa sim como você vai viver de hoje em diante. Jesus está disposto a acolher-te na sua família e nós também. Se você tomar uma profunda decisão de acolher Jesus e viver a sua Palavra, de agora em diante, você pertencerá à sua família como irmão, como irmã ou como mãe de Jesus.
Na nova família eclesial as pessoas não serão mais possessão dos pais, mas serão todos irmãos e irmãs e mães de Jesus. Nessa família o único Senhor, isto é, dono, será Jesus e todos nós seremos irmãos e mães. O maior será aquele que serve mais e não necessariamente aquele que manda.
Se a tua família de sangue é boa ou um amontoado de desentendimentos e confusões eu não sei. O que eu sei é que de hoje em diante você pode integrar à família de Jesus e tornar-te mãe, irmão e irmã dEle. Como membros dessa família, carregamos ainda a nossa humanidade falha e pecadora, mas estamos acompanhados do Santo dos Santos que a todos deseja e pode santificar.
O que mais importa meu irmão e irmã pecadores é a nossa decisão firme e consciente de acolher e viver a cada dia a Jesus e a sua Palavra santificadora. Uma vez que decidimos assim toda a nossa vida toma um novo significado e as nossas relações serão amorosas, libertadoras e não mais opressoras. Inclusive a nossa família humana poderá ser restaurada.





Pe. ArlindoToneta – Pároco –
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário