terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Refl. Ev. 1233 (Mc 4,26-34) 31/01/14


A força da semente do bem e do mal.

Jesus dizia-lhes: “O Reino de Deus é como quando alguém lança a semente na terra. [...] Ora, logo que o fruto está maduro, mete-se a foice, pois o tempo da colheita chegou”. Jesus dizia-lhes: “Com que ainda podemos comparar o Reino de Deus? Com que parábola podemos apresentá-lo? É como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes. Mas, depois de semeada, cresce e se torna maior que todas as outras hortaliças, com ramos grandes a tal ponto que os pássaros do céu podem fazer seus ninhos em sua sombra”. Jesus lhes anunciava a palavra usando muitas parábolas como estas, de acordo com o que podiam compreender... (Mc 4,26-34).

A Liturgia da Palavra de hoje nos coloca diante dessas duas forças que habitam em nós. O bem e o mal. Dependendo daquele que estimulamos ele vai crescendo numa corrente pra frente. Observem o que aconteceu com Davi na primeira leitura. Ele abriu-se para o pecado. Uma vez aberto para ele surgiu uma corrente interminável de pecados. Ele culminou com o assassinato do seu general pensando na possibilidade de ocultar o seu pecado. Com isso o Reino do Inferno se abateu sobre ele e sobre o seu País. Quantas desgraças por conta de um único pecado que acabou puxando uma fila de desordens e maldades!
Por outro lado, no Evangelho Jesus nos apresenta o Reino do Céu que começa com uma pequena semente, com um pequeno gesto de amor e bondade. Silenciosamente esse pequeno gesto vai crescendo e tornando-se uma corrente de bem e bondade que faz bem à criação toda. Ele pode começar com um bom dia ou com um abraço. Pode começar com um sorriso ou um aperto de mão. Pode começar com uma palavra de amor e perdão. Uma vez lançada a semente ela vai crescendo numa corrente de bem e bondade que ultrapassa a nossa pobre contabilidade. O bem tem força de crescimento e multiplicação.
Sendo assim, meu querido leitor ou leitora, depende de você dar início à corrente do bem ou à corrente do mal. Depende de você plantar o inferno ou o paraíso.
Um abraço a todos vocês que decidiram lançar a semente do bem no coração dos demais irmãos, mesmo que pareça muito pequena.





Pe. Arlindo - Pároro –
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança - Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário