terça-feira, 29 de julho de 2014

Pensamento de São Camilo

O nosso pai espiritual, São Camilo, continua falando para todos os homens e mulheres que desejam ouvir e crescer no amor a Deus e aos irmãos.

“Ponhamos todo o empenho para que reinem entre nós a harmonia e o recíproco entendimento. Sempre a paz e sempre a humildade! Amemos o silêncio, a união fraterna, sem darmos sinais de impaciência, procurando somente preceder os outros na virtude. Nunca irritar-se, nunca ferir com palavras, sinais ou outras expressões, que possam ofender ou dar mau exemplo” (São Camilo).

O nosso santo afirma que a harmonia e o entendimento não crescem espontaneamente, mas exigem esforço e cultivo dos membros de uma família, de um grupo ou comunidade. Sem o cultivo crescem rapidamente as competições doentias, a inveja, o ciúme e toda sorte de males que põem a perder a família e a comunidade harmônica.

Ele acrescenta que para atingir esse objetivo e necessário ser amigo da paz e da humildade e não da guerra e da arrogância. Quem cultiva guerra colhe guerra e quem semeia paz a paz colhe. Quem cultiva a humildade descobre as qualidades do outro e agrega a comunidade no entendimento e na harmonia.

Nesse tempo cheio de poluição e barulho, Camilo nos ensina que é importante sermos amigos do silêncio, para ouvir Deus e o irmão. Sem isso, dificilmente ouviremos a Deus e aos demais e, consequentemente a harmonia e a paz serão comprometidas. Além disso, conta muito a paciência conosco e com os outros. O crescimento exige paciência, caso contrário chupamos a laranja ainda azeda, exigindo do outro aquilo que ele não pode dar.

Recomenda também que procuremos preceder os outros nas virtudes, isto é no desejo e decisão de fazer o maior possível para os demais irmãos.

Finalmente, para edificarmos uma família ou comunidade de amor e harmonia requer que nos esforcemos para nunca prejudicar o outro, nem com os nossos sentimentos de raiva, nem com palavras e, muito menos, com exemplos negativos.

Peçamos a S. Camilo a Graça de sermos pessoas cultivadoras do entendimento, da harmonia, da humildade, da paciência e da vontade de fazer bem a todos para colhermos a paz.


Um abraço camiliano, 



Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR




Nenhum comentário:

Postar um comentário