terça-feira, 29 de julho de 2014

Pensamento de São Camilo

“Se nós pensarmos NELE e nos seus pobres, Deus pensará em nós e não nos deixará faltar as coisas temporais. Confiemos na Providência de Deus, que nunca abandona os seus servos em suas necessidades. Deus que dá ouro e prata também aos infiéis, não faltará de prover as nossas necessidades”.

Quanta confiança em Deus expressa esse modo de pensar! Acredito que nós religiosos e também os leigos, precisamos pedir um pouco dessa confiança em Deus expressa por Camilo. Nós chegamos a guardar muitas coisas e muitos bens pensando na nossa segurança e no nosso futuro. Claro que precisamos de alguma coisa, mas mais do que algumas coisas necessitamos de uma grande confiança em Deus Pai que cuida dos pássaros e veste de forma esplendorosa as ervas do campo, que hoje existem e amanhã já estão murchas.  Quanto mais Ele cuida de nós!

São Camilo inundado de confiança em Deus pensava o tempo todo em Deus e nos seus pobres. Confiava inteiramente na Providência de Deus. As dívidas não eram pequenas, mas não perdia o equilíbrio diante das dificuldades e problemas. Fazia tudo o que estava ao seu alcance e confiava a Deus o cuidado da sua plantinha da caridade, que começou com cinco pessoas.

Pouco a pouco ela foi crescendo em número de religiosos e em obras de caridade que foi tomando a Itália e a Europa. A cruz vermelha dos padres da boa morte, nome com o qual os camilianos foram chamados no seu início, foi entrando no coração da comunidade como um sinal de amor de bondade junto aos que sofrem nos hospitais e nas casas.

Havia noite que os religiosos não possuíam pão para comer. Porém, na hora do jantar sempre aparecia alguém trazendo donativos e pães para saciar a fome de todos. Com isso Camilo motiva os seus a confiarem inteiramente em Deus e na sua Providência.

Peçamos a Graça de confiar muito mais em Deus. Claro que devemos confiar nas capacidades que Ele colocou em nós ao nos criar, mas não podemos esquecer que ele as confiou a nós para servirmos os outros, especialmente os seus pequeninos, isto é, os pobres. 

Ao cuidarmos dos seus filhos mais pequeninos o seu coração se encherá de alegria como o da mãe que vê o pai ou o filho mais velho cuidando do filho ou irmão mais pequenino. Certamente a alegria de Deus se derramará sobre esse cuidador com grande largueza e generosidade, provendo todas as suas necessidades.


Um abraço fraterno, 



Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário