terça-feira, 29 de julho de 2014

Pensamento de São Camilo

“Devemos reconhecer Deus, nosso Senhor, em nossos irmãos: Deus, um no outro, como na sua imagem e semelhança. Por isso cada um tem que manifestar para com o outro aquele respeito que convém a pessoas consagradas a Deus, e mesmo como se o outro fosse o nosso superior”

Quantas coisas maravilhosas aconteceriam entre nós se efetivamente reconhecêssemos a Deus, nosso Senhor, em cada irmão e em cada irmã. Quanto respeito haveria entre o homem e a mulher. Em nenhuma hipótese alguns filhos de católicos, que dizem que amam a Deus, se dariam o direito de espancar a sua mulher ou qualquer outra, mesmo que seja pobre ou prostituida. Nenhum católico se daria o direito de abandonar a sua esposa, seu marido ou o seu filho.

Nenhum católico, que diz que ama a Deus, se daria o direito de explorar o irmão ou a irmã. Nem porque é menor, nem porque é mulher, nem porque é pobre e muito menos porque é negro. Todos seriam reconhecidos como irmãos e amados como deuses.

Particularmente aquele que consagra a vida a Deus, a quem não vê, dedicaria toda a sua vida aos irmãos e às irmãs, a quem vê muito bem. Em cada um deles, particularmente nos pobres e doentes, o consagrado é chamado a servir a Deus, onde mostra o seu rosto esfomeado, doente ou marginalizado.

O batizado é consagrado a Deus para se colocar a serviço de Deus em cada um dos seus irmãos. Quanto mais o consagrado, na vida religiosa, é chama a expressar todo o seu amor a Deus com atitudes de grande respeito às pessoas.

São Camilo chegava até a reverenciar os enfermos, pois via em cada um deles o próprio Deus. Chegou ao estremo de confessar os próprios pecados ao doente certo que Deus estava aí para ouvi-lo e perdoá-lo. Diante disso entendemos o seu empenho em cuidar bem de cada pessoa enferma. O seu amor a Deus o levava a ser extremamente dedicado aos sofredores. Para ele os pobres enfermos não eram números, ou casos, mas os seus senhores e patrões.  


Peçamos a São Camilo a graça de contemplar na criatura o criador e particularmente em cada doente e sofredor. 



Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR




Nenhum comentário:

Postar um comentário