segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pensamento de São Camilo

Hoje, dia 14 de julho comemoramos a festa de São Camilo, protetor dos doentes. Mas quem foi este homem? O que fez? O que nos deixou?

Camilo nasceu numa família humana com qualidades e defeitos. Por isso, de início, não foi santo. Foi um menino rebelde e tornou-se um homem rude, de vida cheia de vícios. Quando se deixou tocar pela Graça de Deus e se converteu, seu coração ficou sensível às necessidades dos irmãos sofredores.

Uma vez convertido queria ser frade capuchinho, mas uma ferida no pé foi conduzindo-o para o  hospital onde Deus o queria. No início resistiu, mas quando entendeu que a vontade de Deus era que ficasse no hospital e implantasse naquele ambiente de abandono e maus tratos a Escola da Caridade ele aceitou o desafio.

De um doente expulso do hospital, Deus o fez o missionário dos enfermos a ponto de esquecer-se de si e de seus sofrimentos para atender qualquer enfermo que o solicitasse a qualquer hora do dia. A sua profunda espiritualidade o levou a ver em cada doente o rosto de Jesus Cristo sofredor. Por isso podemos entender o seu grande carinho com os sofredores. Um homem apaixonado por Deus não podia ser menos apaixonado pelos doentes nos quais via o próprio Deus necessitado de atenção e cuidados.

Por inspiração de N. Sra. assunta ao Céu atraiu um grupo de jovens para continuar o seu trabalho de amor e caridade junto aos doentes. Essa inspiração ocorreu no dia 15 de agosto de 1582, dia da Assunção de Maria. A partir desse dia Camilo tomou posse dessa linda inspiração da Mãe dos enfermos e procurou concretizá-la. A Escola de Caridade foi crescendo, crescendo e hoje está presente em mais de quarenta países do mundo levando o amor cristão e camiliano a inúmeros sofredores. Essa escola hoje tem várias ramificações, masculinas, femininas e laicas produzindo abundantes frutos de caridade para os pobres e necessitados.

Camilo dizia: "Cultivemos uma grande vontade, para podermos chegar a fazer grandes coisas, não somente aos pobres, mas também aos moribundos em suas casas. Devemos desejar ter milhares de vidas para entregá-las nestes dois campos de ação". 

No dia de São Camilo somos convidados por ele a desenvolver uma grande vontade de fazer bem aos pobres e doentes. Penso que o melhor cultivo está no ouvir com atenção a Palavra de Deus, que nos diz que tudo o que fizermos aos doentes e pobres, Jesus o considera feito a Ele.

Peçamos a Graça de termos a fé que levou São Camilo e ver em cada enfermo o rosto de Jesus e, por isso, a uma extraordinária caridade para com os mesmos.  

No dia de São Camilo podemos finalizar com a sua oração:

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes, dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e seus familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda a paz e a esperança a todos. Amém.

São Camilo de Lellis, rogai por nós!

Que São Camilo derrame sobre todos nós o amor aos enfermos e sofredores! 



Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR




Bom dia gente de Deus!

O nosso santo da caridade para com os doentes continua pensando no meio de nós. Por isso, lá vai mais uma das suas boas idéias: 

"Deus opera também por meio de instrumentos imperfeitos. Maior é a sua glória quando, servindo-se de um nada, faz coisas maravilhosas" (São Camilo).

Acredito que na realidade humana de hoje, onde um forte egocentrismo e exibicionismo imperam essa faceta do evangelho é bem vinda. Comumente as grandes revistas e jornais dão destaque aos grandes cérebros e bem sucedidos da humanidade. Em contrapartida, os fracos e pouco prendados normalmente são esquecidos ou, mencionados quando praticam algum delito. 

O nosso herói da caridade nos diz que Deus se serve de pequenos instrumentos para operar grandes obras. Pode se servir de grandes instrumentos, como S. Tomás de Aquino, que celebramos no dia de hoje, mas na maioria das vezes se serve de pessoas muito simples e pequenas para realizar obras estupendas. Tudo isso para destacar que a obra é de Deus e não do homem. Tudo isso para que os homens não se vangloriem, mas se coloquem a serviço e descubram a alegria de servir, isto é, a alegria do Evangelho.

Por isso Deus quer se valer de cada um de nós, homens e mulheres simples e pequenos, para realizar grandes obras. O mais importante não é a nossa grandeza, mas a abertura de coração para Deus. O mais importante não é o tamanho do nosso quociente de inteligência (QI) ou a grandeza das obras que realizamos, mas o tamanho da nossa abertura para Deus. O mais importante não é o que eu faço, mas o que Deus faz através de mim. O mais importante não é a quantidade de livros que escrevo, mas a inspiração de Deus que me leva a fazer isso ou aquilo em favor dos meus irmãos. Que o Senhor nos dê essa consciência e acolhimento dos projetos divinos!

Nós fomos nascidos para glorificar a Deus e não a nós mesmos. Portanto, todo o nosso ser, o pensar e o agir devem contribuir para que a humanidade tenha mais vida, isto é, a verdadeira glória de Deus.


Um forte abraço camiliano,



Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR


Um comentário:

  1. Boa Tarde,

    Gostaria de saber como faço para celebrar um casamento na igreja de vocês e qual é o valor??

    Obrigada
    Fico no aguardo

    ResponderExcluir