terça-feira, 29 de julho de 2014

Pensamento de São Camilo

Hoje o nosso querido Camilo nos instrui a respeito da virtude da caridade e da importância para a nossa vida cristã: “Se não tivéssemos caridade seriamos como um corpo sem alma ou como um peixe fora da água, que logo morre. E se fossemos frios na caridade, seriamos como um burro trôpego, recoberto de esplêndido e riquíssimo xairel! Coitados desses burros trôpegos! Para que serve o xairel, se não temos a substância da caridade?" (São Camilo).


Queridos irmãos! Como podemos ler em São Camilo, fica muito claro que uma pessoa que não vive a caridade não passa de alguém vazio, desprovido de sentido. Uma pessoa vazia de sentido vai tentar preencher a sua vida de qualquer maneira com aparências, coisas, cargos ou prazeres, mas continuará vazia, pois nada disso dará sentido à sua vida.

O coração do homem e da mulher foi feito para o amor e não para serem depósitos de coisas, títulos e prazeres passageiros. O coração do homem não descansará enquanto não repousar no amor, isto é, na caridade.  Deus é amor, isto é, caridade. O homem e a mulher que vivem a caridade estão cheios de amor, estão cheios de Deus e por isso repousando na paz que é Deus.

Quando S. Camilo fala de burros com riquíssimos arreios ou xairel ele estava vendo religiosos e cristãos que se preocupavam excessivamente com as aparências e nem tanto com a caridade. Infelizmente, vejo ainda hoje muitas pessoas que se dizem católicas, mas investem em demasia nas aparências e são miseráveis em caridade para com o próximo. S. Camilo está perguntando ainda hoje: para que serve isso?


Desejo a vocês, que nos leem, que o amor de Deus encha os vossos corações de alegria e paz como conseqüência da caridade vivida no dia-a-dia. 



Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário