terça-feira, 29 de julho de 2014

Pensamento de São Camilo

O nosso santo da caridade para com os doentes continua pensando no meio de nós. Por isso, lá vai mais uma das suas boas idéias: 

"Deus opera também por meio de instrumentos imperfeitos. Maior é a sua glória quando, servindo-se de um nada, faz coisas maravilhosas" (São Camilo).

Acredito que na realidade humana de hoje, onde um forte egocentrismo e exibicionismo imperam essa faceta do evangelho é bem vinda. Comumente as grandes revistas e jornais dão destaque aos grandes cérebros e bem sucedidos da humanidade. Em contrapartida, os fracos e pouco prendados normalmente são esquecidos ou, mencionados quando praticam algum delito. 

O nosso herói da caridade nos diz que Deus se serve de pequenos instrumentos para operar grandes obras. Pode se servir de grandes instrumentos, como S. Tomás de Aquino, que celebramos no dia de hoje, mas na maioria das vezes se serve de pessoas muito simples e pequenas para realizar obras estupendas. Tudo isso para destacar que a obra é de Deus e não do homem. Tudo isso para que os homens não se vangloriem, mas se coloquem a serviço e descubram a alegria de servir, isto é, a alegria do Evangelho.

Por isso Deus quer se valer de cada um de nós, homens e mulheres simples e pequenos, para realizar grandes obras. O mais importante não é a nossa grandeza, mas a abertura de coração para Deus. O mais importante não é o tamanho do nosso quociente de inteligência (QI) ou a grandeza das obras que realizamos, mas o tamanho da nossa abertura para Deus. O mais importante não é o que eu faço, mas o que Deus faz através de mim. O mais importante não é a quantidade de livros que escrevo, mas a inspiração de Deus que me leva a fazer isso ou aquilo em favor dos meus irmãos. Que o Senhor nos dê essa consciência e acolhimento dos projetos divinos!

Nós fomos nascidos para glorificar a Deus e não a nós mesmos. Portanto, todo o nosso ser, o pensar e o agir devem contribuir para que a humanidade tenha mais vida, isto é, a verdadeira glória de Deus.


Um forte abraço camiliano, 




Pe. Arlindo Toneta – Pároco 

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR






Nenhum comentário:

Postar um comentário