sexta-feira, 15 de maio de 2015

A VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM LEGRIA

Ao ouvirmos alguém dizendo que as nossas dores se mudarão em alegria, uma luz se acende no meio dos nossos sofrimentos. A esperança injeta um ânimo extra para assumirmos o fardo e leva-nos a caminhar com firmeza, apesar das dificuldades, a fim de poder contemplar o sol que nos alegrará sobremaneira.
Lembro-me de um episódio narrado por Saint Exupery, quando o avião caiu na cordilheira dos Andes no meio da neve. O piloto sozinho no meio do gelo entendeu que teria chance de viver se caminhasse, caso contrário, congelaria. Por isso se pôs a caminhar. Depois de algumas horas os pês foram inchando e já não cabiam nas botinas. Já não aguentava mais. Pelo seu cérebro já passava a ideia de cair no meio do gelo e lá ficar por alguns minutos congelando. Nisto brilhou uma luz na sua mente, ou seja, a sua esposa e filhos o aguardavam em casa de braços abertos. Movido por esse combustível caminhou o dia todo e foi salvo.
Para nós seguidores de Jesus, temos razões de sobra para acreditar que as nossas dores se transformarão em alegria, pois os Evangelhos são palavras de vida e esperança que estão saindo da boca de Jesus Cristo. Não são palavras que brotam de alguns políticos e outros mentirosos, que dizem uma coisa e seguem por outro caminho contraditório, gerando incredulidade. A vida coerente de Jesus não nos deixa margem para dúvidas e incredulidades. Ele carregou com firmeza todas as nossas cruzes e sofrimentos na certeza da vitória final da ressurreição e da alegria plena em Deus.
Enquanto o mundo se alegra com a derrota do outro, com a crucificação de Jesus, com o dinheiro fácil, com o prazer imediato, com a alegria do porre e outras orgias, para logo após sentir o amargo da vida, nós sentimos as dificuldades para gestar o amor verdadeiro, que é doação gratuita e serviço ao outro. Como Jesus nós carregamos o peso do mundo na esperança de vida nova, que já experimentamos em Jesus Ressuscitado e Vitorioso. Na vitória do nosso Mestre experimentamos, aqui e agora, a nossa vitória e alegria duradouras.
Seguindo as pegadas de Jesus a nossa tristeza se transformará em alegria. A missão de plantarmos as sementes do Evangelho no coração da família e da sociedade envolve lutas e dificuldades de toda a sorte, mas as palavras do Mestre nos encorajam e nos fazem semear, mesmo com os obstáculos e as lágrimas. Todo o sofrimento para plantar o amor cristão, para escrever a misericórdia, para semear a bondade, carrega no seu bojo a alegria verdadeira e duradoura, que ninguém pode roubar. Portanto, neste mundo, a alegria cristã desabrocha no meio das dificuldades e das lutas e não de uma vida cheia de facilidades e prazeres imediatos. 
Neste mundo egoísta Jesus veio plantar e parturir o Céu, ou seja, a alegria eterna, contemplada e vivenciada pelos primeiros cristãos. Por isso, toda a sua coragem e determinação, apesar das lutas perseguições que encontraram, próprias do mundo egoísta. Para a realização da sua obra, Jesus encontrou as dificuldades e dores. Os seus seguidores não passarão por caminhos mais fáceis, se quiserem ser coerentes.

Peçamos a graça de compreender que o projeto de Jesus, plantado neste mundo, envolve sofrimentos que nos atingem e envolvem na medida em que assumirmos o nosso Batismo e a missão inerente ao mesmo. Que as palavras de Jesus: “A vossa tristeza se transformará em alegria” anime a todos nós a semear com largueza, apesar das resistências, próprias do mundo!




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário