quinta-feira, 7 de maio de 2015

7.º DIA DA NOVENA: MARIA EDUCADORA

Entremos um pouco nas nossas escolas e famílias e sintamos um pouco como está o nosso sistema educacional. Nas escolas encontramos professores abandonando essa atividade por causa da indisciplina dos alunos e dos entraves impostos pela legislação na sua correção.  Vemos até uma mãe de um aluno processando a professora porque retirou o celular dele por utilizar do mesmo durante a sua aula, atrapalhando os demais alunos além do professor. Ainda bem que a juíza que atuou no caso tinha um mínimo de bom senso e deu ganho de causa ao docente. Na verdade, normalmente, se dá razão ao aluno, mesmo na indisciplina e desrespeito ao professor.
Ao pastorear as minhas ovelhas visito frequentemente as empresas e famílias da paróquia que me foi confiada. Noto com muita frequência que as famílias estão muito desestruturadas. Grande parte delas, os pais já não vivem juntos, mas estão separados ou numa segunda e até numa terceira união. Os filhos estão ora com o pai, ora com a mãe e alguns com a avó ou avô. Notamos também a dificuldade dos pais quanto à disciplina e transmissão de valores religiosos e humanos. Em muitas casas os filhos são os verdadeiros ditadores. Mandam nos pais e os pais obedecem. Alguns trabalham como escravos para satisfazer o egoísmo dos filhos.  Parece que os comandos foram invertidos.  As consequências desse sistema estão aí. Muito desrespeito, desacato, indisciplina, agressões e outras atitudes negativas.
Nesse cenário estamos refletindo sobre Maria Educadora. Aquela que soube passar uma educação sólida e firme ao seu filho Jesus. Inicialmente não o deixou fazer o que quisesse, mas procurou acompanhá-lo no seu crescimento. Quando ele ficou em Jerusalém sem que os pais o soubessem, Maria e José estiveram à sua procura, até encontra-lo no templo discutindo com os Mestres da Lei. Quando o encontraram não lhe passaram a mão na cabeça, mas o questionaram por que havia procedido daquela maneira. Ao ser questionado teve que dar uma boa explicação. Parece que Maria e José não conseguiram entender bem e guardaram aquilo no seu coração, para que à luz de Deus, que reside no coração dos seus filhos, pudessem entender em outro momento. O episódio prossegue dizendo que Jesus retornou a Nazaré e era-lhes submisso (cf Lc 2,41-51).
O mais bonito é aquilo que resulta dessa educação disciplinada e hierarquizada, ou seja, onde os pais e professores assumem o comando e conduzem a educação para os valores, o respeito, a ordem, o trabalho, a verdade e o amor Deus e às pessoas. Senão ficou claro, vejamos o diz o Evangelho: “E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e diante dos homens” (Lc 2,52).
Queridos leitores! Acredito que em sã consciência ninguém deseja ter um filho ou um aluno indisciplinado e cheio de desrespeito. Ninguém deseja criar uma cobra dentro de casa para em seguida ser picado por ela. Por isso, entendo que a nossa querida Maria, Mãe de Jesus e educadora do mesmo, tenha algo de importante para nos ensinar.

Para sermos bons educadores é fundamental saber-nos filhos e filhas de Deus. Não menos importante é manter-nos unidos a Ele. Sem mim nada podeis fazer de bom, afirma Jesus (Cf. Jo 15,5). Sem a Verdade de Deus as meias verdades ideológicas vão entrando e fazendo seus estragos no coração dos nossos jovens.  À luz de Deus os pais e professores saberão assumir a sua missão de educadores na família e na escola e os resultados aparecerão nos filhos e nos alunos, que desabrocharão em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e das pessoas todas. 




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário