terça-feira, 5 de maio de 2015

2.º DIA DA NOVENA: MARIA EM SAÍDA

Como é agradável o conforto da nossa casa quentinha com mil e uma coisas para curtir! Como é maravilhoso o nosso sítio ou a nossa casa de praia onde nos reunimos com os familiares para nos fins de semana para curtir esses ambientes! O nosso condomínio é muito seguro e agradável para se morar e para as crianças brincarem na piscina e nas diversas áreas de lazer! Essa é a tendência moderna de nos fecharmos em nossos ambientes seguros. Claro que isso tem o seu lado positivo, que não estamos negando, mas, por outro, podemos incorrer no perigo de nos isolarmos e deixar que os demais irmãos se danem, como frequentemente ouço.
Diante disso surge a proposta do Evangelho feita inicialmente a Maria de Nazaré, uma jovenzinha enamorada de José, o carpinteiro. Uma jovem que havia decidido nunca dizer não a Deus. Quando o Anjo Gabriel a informou que Deus a havia escolhido para ser mãe do seu filho Jesus ela entendeu que tinha uma grande missão no mundo. Ela entendeu que devia levar Jesus às famílias. Ciente disso não arrumou desculpas, mas partiu imediatamente para a casa da prima Isabel. Partiu com a firme decisão de levar o Deus da alegria. Tanto é verdade que aquela casa ficou repleta do Espírito Santo e a alegria apareceu em todos os semblantes. Aquela casa fiou cheia de cânticos e de alegria (cf Lc 1,39-45).
Diante da notícia ela podia se encher de vaidade ou de medo. Medo dos ladrões que havia pelas estradas de Nazareth até Aincarin, cidade onde morava a prima. Ao contrário, colocou em destaque a vontade de Deus e não a honra e os ladrões. Priorizou a missão de levar Jesus ao coração das famílias. Por conta disso, vemos Maria cheia de Deus e de liberdade indo para Aincarin, transbordando coragem, determinação e alegria. Certamente por onde passou evangelizou a todos com a sua alegria feminina.
Eis o grande apelo de Maria: “Encham-se de Deus e saiam do egoísmo e do medo para levar o Deus do Amor à toda gente”. Em sintonia com a grande missionária do Pai o papa Francisco chama a todos os católicos a sair da zona do conforto ou do medo para levar Jesus a toda a gente. Particularmente nas chamadas periferias do evangelho, ou seja, aonde a Boa Notícia ainda não chegou. Aonde a violência e o desrespeito à vida humana ainda imperam, fazendo correr rios de lágrimas e sangue. 
O apelo de Maria e do Papa encontrou acolhida na arquidiocese de Curitiba e, por isso mesmo, os nossos líderes religiosos estão chamando a todos nós a deixar-nos engravidar pelo Espírito de Deus.  Uma vez cheios do seu Amor seremos animados a sair das nossas Igrejas e das nossas estruturas para que as nossas paróquias sejam comunidade de comunidades. Comunidades nascidas e crescidas a partir da Palavra de Deus. Palavra esta lida, meditada, rezada e vivida a exemplo de Maria de Nazaré.

Fazemos votos que não seja o medo dos ladrões ou o comodismo a comandar a vida dos cristãos de hoje, dando origem a uma Igreja acuada e morna, mas sim a busca da vontade de Deus, que é de levar o Evangelho a todas as gentes, com a certeza de que Jesus Ressuscitou e estará conosco até o fim da nossa vida terrena, conforme Ele mesmo prometeu (cf Mt 28,19-20). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário