quinta-feira, 7 de maio de 2015

5.º DIA DA NOVENA: MARIA MÃE DE JESUS

Diante dessa afirmação surge nas nossas mentes curiosas uma pergunta: Como uma menina pode se preparar para ser mãe de Jesus?  Percorrendo os passos de Maria de Nazaré, que foi mãe de Jesus, não fica difícil de responder a essa interrogação.
Inicialmente a vemos uma jovem como as demais. No aspecto físico, talvez não fosse uma beldade, mas havia algo muito bonito nela que encantou a Deus.  Procurava estar sempre aberta para Ele. Mantinha-se atenta à vontade de Deus. Uma vez certa da sua vontade respondia afirmativamente e com toda a generosidade.
Era portadora de uma firme decisão, isto é, de sempre dizer sim a Deus, mesmo que no momento não pudesse entender os detalhes e desdobramentos do chamado divino. Na mente e no coração daquela menina não havia espaço para a recusa da vontade de Deus.
Uma qualidade fabulosa estava atrelada a tudo isso, ou seja, a prontidão para sair de si e ir ao encontro das necessidades dos irmãos, parentes ou não. A preguiça, o medo, o comodismo não tinha lugar naquela jovem. Era uma disposição constante para ir ao encontro dos necessitados.
Ia ao encontro dos outros com a firme disposição de se colocar a serviço. Sem escolher esse ou aquele trabalho, por ser mais fácil ou porque dava mais destaque, ela estava disposta a envolver-se naquilo que fosse necessário.
Dessa jovem mulher, assim preparada, é que nasceu Jesus de Nazaré o Salvador da Humanidade. Com isso ela foi agraciada como a mãe do Salvador. Aqui pode surgir uma pontinha de inveja e ciúme da nossa parte. Quero adiantar que não há motivo para isso, caros leitores. O próprio Jesus afirma que aquele que põe em prática a sua Palavra, à semelhança de Maria, também pode ser mãe dele (cf Mt 12,46-50).
Claro que não estamos falando de mãe biológica, mas podemos ser mães espirituais de Jesus. Na medida em que a Palavra de Deus é acolhida e posta em prática os pensamentos, palavras e ações de Jesus aparecerão em cada um de nós. Seremos capazes de responder sempre sim a Deus e estaremos sempre prontos a ir, em nome dele, para as famílias a fim de levar Jesus e o serviço alegre.
Na medida em que abrirmos espaço para os nãos a Deus, misturados com alguns sins, estaremos sendo mãe de um Jesus deficiente e mutilado. Geraremos um Cristo que não cativa ninguém ou que assusta as pessoas e as afasta da Igreja e do convívio familiar. Apresentaremos, com isso, uma igreja morna e desanimada, que não empolga ninguém.

Diante do exposto, fica a responsabilidade de cada um de nós de preparar-nos bem para sermos mães de Jesus a fim de leva-lo a todas as pessoas do mundo. Se ele ainda é pouco conhecido é sinal que está faltando mães dele que o apresentem com alegria aos demais irmãos. Qual mãe que não tem a alegria de apresentar o seu filho? Parece que todas apresentam os seus filhos saudáveis e tendem esconder os nasceram com alguma deformação. Se Jesus é desconhecido significa que há poucas mães, à semelhança de Maria, que geram um Jesus perfeito e o apresentam com alegria. Se quisermos podemos mudar isso para melhor. 




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário