quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O LUGAR DA EVANGELIZAÇÃO


Ao falarmos em Evangelização surge também a pergunta: por onde começar essa evangelização? Comumente imaginamos que a evangelização deve acontecer, sobretudo, nos púlpitos das nossas igrejas e capelas. Claro que isso se deve a uma prática que aconteceu por anos e anos e até por milênios na nossa Igreja. Por conta disso, ainda hoje, permanece a ideia que a evangelização é tarefa do padre e das lideranças da Igreja no recinto da Igreja.
Olhando um pouco para a prática de Jesus somos obrigados a rever esse modo de pensar e agir. Onde podemos encontrar essa evangelização prática de Jesus? Claro que não podemos ficar com a literatura romanceada e comercial, tipo O Código Da Vinci de Dan Brown. Felizmente o Espírito Santo inspirou homens que nos deixaram os Evangelhos que retratam com segurança a prática de Jesus.
Partindo do Evangelho, vemos em inúmeros textos que Jesus não evangelizava apenas nas sinagogas dos judeus. Vejamos apenas alguns exemplos: O Bom Samaritano - Lc 10,29ss -; O Sermão da Montanha - Mt 5 – 7 -; A Multiplicação dos Pães – Mc 8,1ss; etc. Aliás, segundo os relatos reportados nos quatro evangelhos, Jesus evangelizou muito pouco nesses lugares. A sua evangelização acontecia durante a sua caminhada. O mesmo aproveitava as diversas ocasiões que a vida lhe oferecia para isso. Senão vejamos o episódio do Evangelho de hoje.
Jesus foi convidado por um fariseu para jantar na sua casa. Destacamos inicialmente que Jesus aceitava ir à casa dos pobres e dos ricos, dos que se julgavam puros e os que eram considerados impuros e dignos do inferno. Ele não fazia distinção de pessoas. A todos procurava acolher e evangelizar.
Antes do jantar era costume dos judeus, cumpridores da lei, lavar as mãos e se purificar. Aconteceu que Jesus se colocou à mesa sem esses procedimentos purificatórios. Diante disso o anfitrião o interrogou por que não se havia purificado. Diante da oportunidade que a vida lhe oferece Jesus aproveita para evangelizar ao fariseu e a todos os convidados que lá estavam (cf Lc 11,37-41).
Caríssimos irmãos e irmãs! Eis aí uma dica preciosa para a Nova Evangelização, da qual  tanto se fala nos dias hoje. Precisamos aproveitar de todas as oportunidades que a vida nos oferece. Ela pode acontecer em qualquer lugar, desde que o Espírito de Deus nos conduza. Jesus conduzido pelo Espírito Santo aproveitou de todas as oportunidades para evangelizar, isto é, fazer bem a todos. Num jantar, num passeio, numa caminhada, sobre as ondas do mar, na casa de Pedro, no cume de uma montanha ou na planície, Jesus revelava a todos o amor do Pai.

Quem deve evangelizar? Apenas os padres e as lideranças da Igreja? Esses certamente devem fazê-lo, mas não só eles. Todos os cristãos que experimentaram o amor de Jesus podem e devem empenhar-se na permanente missão de evangelizar a todos e em qualquer lugar. Se assim acontecer, em breve a alegria do Evangelho aparecerá estampada no rosto de muitos irmãos nossos que andam mergulhados no egoísmo e na ganância. Em breve os nossos jovens que surgem das baladas embriagados e drogados experimentarão a verdadeira liberdade e alegria do Evangelho de Jesus. 




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário