quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O GRANDE SINAL


Na vida das pessoas os sinais sempre foram importantes. Sinais de acolhida, sinais de recursa, sinais de entendimento, sinais de dúvida, sinais de aprovação e desaprovação. Os homens e as mulheres primitivos deixaram os seus sinais nas cavernas e grutas. Os nossos grafiteiros e pichadores deixam os seus nas paredes dos nossos prédios e nos muros. Muitos de nós os entendemos como poluição visual, mas para eles são sinais que comunicam algo importante.
Deus também sempre se comunicou por sinais. Na beleza da criação vemos sinais fortes do seu autor. Na força das ondas e no murmúrio da brisa leve temos sinais da força amorosa do nosso Deus. No cântico afinado dos pássaros, na harmonia das cores, no perfume das flores temos sinais do amor de Deus por nós, seus filhos e filhas. Na grande capacidade de amar de uma mãe amorosa nos damos conta do poder de Deus, isto é, do amor sem limites.
Percorrendo a Palavra de Deus os sinais do amor de Deus são escritos em prosa e versos. Nos salmos, nos cânticos, nos hinos e nas lamentações os sinais da ternura de Deus pelo seu povo são inúmeros. Os Profetas e os Salmistas são sinais encarnados do zelo de Deus pelo seu povo. Finalmente João Batista anunciou a vinda do Grande Sinal. Ele mesmo o prepara com jejuns e o batismo de penitência.
Eis que o grande sinal é indicado pela estrela de Belém. Uma grande luz brilhou nas trevas, conforme preanunciou o profeta Isaías. Os magos o reconhecem e lhe prestam culto. Porém a maioria o ignora e continua procurando pequenos sinais.  O Evangelho mostra multidões junto ao Grande Sinal pedindo a ele que faça pequenos sinais para que possam crer. Aí está a grande cegueira humana. Não reconhecer a Jesus como o maior Sinal do Amor de Deus para com todos os seus filhos e filhas.
Queridos irmãos e irmãs! Nós católicos não podemos mais cair nesse erro. Correndo atrás de pequenos sinais, na lua, nas estrelas, nas imagens que choram etc., quando o Grande Sinal está conosco. Ele mesmo prometeu que estaria conosco todos os dias até o fim do mundo (cf. Mt 28,20). Se verdadeiramente somos pessoas crescidas na fé, nós tomamos posse do maior sinal do Amor de Deus em Jesus de Nazaré e paramos de correr atrás de sinaizinhos para satisfazer a nossa incredulidade.
De fato, Jesus de Nazaré, é o maior sinal do Amor de Deus. Ele é a pérola preciosa por excelência, pela qual vale a pena vender todas as demais. Ele é o Sacramento do Pai, do qual decorrem e tomam sentido todos os demais sinais. Quem fez experiência concreta desse amor infinito não corre mais atrás de pequenos sinais, mas procura saciar a sede da sua alma, bebendo água pura desse poço de graça, alegria e paz.

A nossa querida Mãe Maria, surge indicando para os casais e para as famílias esse Grande Milagre, isto é, Jesus de Nazaré. Ela sempre apareceu indicando o seu filho Jesus. Nas Bodas de Caná, pede que façam a vontade do seu Filho. Uma vez colocada em prática e a alegria volta àquele casamento. Em Aparecida aparece negra para recordar que o seu Filho veio trazer vida para todos, inclusive para os negros.




Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia N. Sra. da Boa Esperança  - Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário