terça-feira, 7 de outubro de 2014

A VINHA DO SENHOR

          Qual é mesmo a vinha do Senhor, da qual o Evangelho de hoje (Mt 21,33-43) está falando? Trata-se por acaso de uvas niágara ou bordeau? Certamente que Jesus não era vinhateiro e nem enólogo e, por isso mesmo, não estava ensinando a respeito de arrendamento de uvas para vinhos finos. Estava partindo da realidade das vinhas, muito conhecida na região e na época, para ensinar a respeito da Vinha de Deus.
            Queridos irmãos e irmãs, qual é a vinha do Senhor? Nós somos parte viva da vinha do Senhor, assim como o povo de Israel, daquele tempo era a vinha especial do Senhor Deus. Vinha que o Senhor havia cuidado de modo especial livrando-a de inúmeros inimigos e por isso mesmo esperava muitos frutos de gratidão, amor e bondade. Na verdade, produziu muitas uvas azedas, ou seja, perseguiram os profetas, venderam a José, mataram a uns e expulsaram a outros. Finalmente mataram o Filho Jesus para tomar posse integral da herança.
            Queridos leitores! Em nossos dias o povo de Deus é a vinha do Senhor. Cada um de nós fazemos parte dessa vinha plantada aqui e agora por Deus. Plantada com imenso amor para que produzamos toda sorte de frutos de amor e bondade. Frutos esses que se destinam a alimentar os irmãos e irmãs que de nós se aproximam com fome e sede. Deus continua enviando para junto de nós muitas pessoas para receber o dizimo, a caridade, o sorriso, o abraço, o perdão, a compreensão, a ternura, o cuidado a esperança e outros frutos bons. Como os acolhemos? O que estão encontrando em nós, vinha do Senhor?
        Quantas esposas procuram junto aos seus maridos aconchego, ternura e misericórdia, mas só encontram julgamentos, palavrões e descaso! Quantos maridos machucados pelas suas quedas que não encontram compreensão e perdão junto àquelas que juraram fidelidade até a morte! Quantos filhos que chegam junto ao pai e encontram apenas azedume e broncas! Quantas filhas que recebem das mães filmes de violência, bens materiais, mas não recebem um abraço de ternura e de estimulo positivo! Quantos professores que apenas passam conteúdos programáticos desprovidos de amor e bondade! Quantos sacerdotes que dão ao povo a lei e as normas secas da Igreja, mas descuidam da acolhida misericordiosa e repleta de bondade!
            Com a sua Palavra Jesus está dizendo que Deus espera de nós, sua vinha, muitos frutos. A glória de Deus é que produzais muitos frutos bons. Não que Deus, em si, necessite deles, pois Deus é pleno e não necessita nada de ninguém. Quem precisa são os filhos de Deus. Deus considera feito a ele tudo o que fazemos aos demais irmãos. Os irmãos não querem frutos azedos, que azedem e matam a vida, mas frutos de acolhida, de misericórdia, de gratidão, de partilha, de serviço gratuito, de perseverança e de alegria evangélica. A alegria de Deus é que produzamos muitos frutos de amor e bondade em favor dos irmãos e das irmãs.
            Queridos irmãos! Peçamos a graça de sermos a vinha do Senhor, que jamais afasta as suas raízes do Deus revelado por Jesus de Nazaré, e assim possamos produzir bons frutos, que alimentam, vivificam e alegram a vida de todos os irmãos e irmãs que se achegam a nós. 





Pe. Arlindo Toneta -  Pároco 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR


Nenhum comentário:

Postar um comentário