sexta-feira, 7 de agosto de 2015

GANHAR O MUNDO OU A VIDA?

Sobretudo, nos tempos atuais, em que se corre atrás de ganhar a loteria, ganhar status, acumular bens e dinheiro e mais dinheiro, a Boa Nova de Jesus nos põe um questionamento.  Vale a pena ganhar o mundo inteiro e perder a saúde e a vida? Essa corrida frenética atrás dos bens de consumo, a maioria deles não essenciais, é válida, do ponto de vista cristão? Claro que temos necessidades e precisamos satisfazê-las com equilíbrio.
O Evangelho (Mt 16,24-28) não nos proíbe de procurar os bens que necessitamos. Aliás, nos incentiva a ganhar o pão com o suor do nosso rosto e não viver apenas de sonhos ou com o dinheiro alheio. Ele questiona essa busca desenfreada de bens, de dinheiro, do mundo inteiro sem ocupar-se em ganhar a vida eterna. Focar os bens perecíveis em detrimento dos bens eternos é ser louco, segundo o Evangelho.
Jesus nos convida a sermos ricos para Deus e para os irmãos e não apenas de bens perecíveis, que da terra vieram e na terra ficarão. Ser ricos para Deus e para os outros significa dar a vida e repartir os bens que, por ventura possuímos. Não há outro jeito de investir com sabedoria nos bens que duram para a eternidade.
Guardar a nossa vida e os nossos bens é ser candidato firme para a morte e a frustação. Por conta disso, muita gente diante da morte entra em “parafuso”. Ao contrário, buscar repartir a vida e os bens significa guardá-los para a o Céu. Em outras palavras: “Quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la” (Mt 16,25).
Caros leitores, eis a proposta revolucionária de Jesus: Tomar a cruz da própria vida e os bens que conquistamos e colocá-los a serviço da promoção do outro a exemplo do Mestre. Jesus não procurou guardar nada para si.  Ele repartiu os bens, a mãe, a vida, o corpo e o sangue com todos os seus irmãos. Claro que se trata de um desafio enorme, pois a nossa cultura prega abertamente a importância de sermos ricos de bens e coisas para consumir. Exalta os poderosos desse mundo e, por vezes, menospreza os que investem nos bens eternos.
Ser cristão não significa marchar contra a cultura do acumular, mas apresentar um novo jeito de acumular tesouros. Apresentar a alternativa do ser rico para Deus e para os irmãos. Ser rico emprestando a nossa vida para os irmãos e para as irmãs em forma de serviço amoroso. Consagrando a nossa vida aos outros como casados, sacerdotes, religiosos ou leigos. Lavando os pés dos irmãos como fez o Mestre antes da sua Páscoa. Atualizar o milagre da multiplicação dos pães repartindo o pouco que somos e temos com os demais irmãos. Procedendo assim, estamos acumulando tesouros no Céu que começa aqui e agora e nos dá o direito de vivermos alegres e felizes todos os dias da nossa vida.

Essa nova alternativa de ser rico não nos priva dos bens da terra, mas, ao contrário, nos apresenta o seu real valor, e por isso mesmo, os direcionamos todos para o céu da fraternidade e não para o inferno do egoísmo.


Pe. Arlindo Toneta  -  MI
Pároco da Paróquia Nossa Sra. da Boa Esperança
Pinhais - PR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário