sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Refl. Ev. 1199 (Lc 47-54) 17/10/13

Quem está com a chave?


“Ai de vós, porque construís os túmulos dos profetas! No entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, sois testemunhas e aprovais as ações de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vós construís os túmulos. É por isso que a sabedoria de Deus afirmou: ‘Eu lhes enviarei profetas e apóstolos’, e a alguns, eles matarão ou perseguirão; por isso se pedirá conta a esta geração do sangue de todos os profetas derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o Santuário. Sim, eu vos digo: esta geração terá de prestar conta disso. Ai de vós, doutores da Lei, porque ficastes com a chave da ciência: vós mesmos não entrastes, e ainda impedistes os que queriam entrar.” Quando Jesus saiu de lá, os escribas e os fariseus começaram a importuná-lo e a provocá-lo em muitos pontos, armando ciladas para apanhá-lo em suas próprias palavras (Lc 5, 47-54).
Estamos diante de gente que se apossou das chaves da interpretação da Lei e dos Profetas, isto é, da Bíblia, e não entram no seu espírito verdadeiro, que é o amor e misericórdia para com todos, apesar de conhecê-lo. Além disso, usam da chave para impedir o acesso dos demais irmãos e irmãs. Apesar de manipulá-la, somente a interpretação deles é reconhecida como válida. Jesus manifesta o seu profundo desagrado com essa atitude dos sequestradores das chaves do Reino.
Queridos irmãos! Pensemos um pouco para que serve uma chave. Uma chave pode abrir e pode fechar. Pode abrir uma porta ou pode fechá-la. Normalmente se fecha a porta para o ladrão e não para os filhos e familiares. Os filhos e familiares sabem onde está a chave e usam dela para entrar e sair da casa. Apenas o ladrão não sabe e por isso, muitas vezes arromba a casa para roubar e destruir. Os mestres da Lei se apossaram da chave da interpretação da Bíblia e fecharam essa possibilidade ao povo comum, como se fosse ladrão e assaltante do Reino, quando, na verdade, é herdeiro. Por outro lado, podemos levantar uma suspeita: será que outro motivo do fechamento não foi para ocultar a sua má interpretação?
Graças a Deus, nos dias atuais, a Bíblia e a sua interpretação foi devolvida ao povo, isto é, ao seu verdadeiro dono. Os exegetas e teólogos possuem o seu papel de interpretar a Palavra de Deus; de traduzi-la para facilitar o entendimento do povo, mas entendem que o povo também é portador do Espírito de Deus que o habilita a compreender o sentido da Palavra. Portanto, não mais se julgam os únicos detentores do verdadeiro sentido da Palavra, mas humildemente dão a sua contribuição e acolhem com sabedoria a todas as demais contribuições não importando se procedem do povo culto ou do povo mais simples.
Porém, no meio dessa compreensão, persistem os que insistem em serem os únicos detentores das chaves do Reino de Deus. Julgam-se no direito de sequestrar as chaves e de impedir acesso a todos os que pensam de forma diferente. Com essa atitude desfiguram o Reino dos Céus e apresentam o seu reinozinho. Com isso não entram no Reino dos Céus, mas no seu reinozinho e impedem os demais de acessar o Reino de Deus, que é de bondade, da Misericórdia, da justiça e da caridade para com todos.
Queridos irmãos e irmãs! Pensemos um pouco como nós lemos a Bíblia e procuramos compreendê-la. Procuramos o projeto de Deus à luz do Espírito Santo ou procuramos interesses pessoais e particulares? Procuramos o nosso bem ou o bem comum, conforme a oração do Pai Nosso nos ensina? Na Bíblia procuramos o Plano de Deus que quer a salvação de todos ou procuramos satisfazer nossos interesses ou de grupinhos?  Em suma, procuramos o Reino de Deus ou procuramos o nosso reino?
Peçamos a graça de usar bem das chaves do Reino que todos nós batizados possuímos. Que o Espírito Santo nos leve a acolher o Reino de Deus e a abri-lo a todos os nossos irmãos, como bons missionários do Reino!






Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário