quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Refl. Ev. 1192 (Mt 18,1-5.10)



Quem é o maior no Reino dos Céus?

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo. Cuidado! Não desprezeis um só destes pequenos! Eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face do meu Pai que está nos céus” (Mt 18,1-5.10).

Normalmente no Reino de Nápoles ou no Reino Unido o maior é aquele que tem mais poder, o mais rico, aquela que tem mais beleza física ou popularidade. Nos reinos partidários do Brasil o maior é aquele que é mais esperto, que mente com ares de verdade, que possui maior apoio político, etc.
Para de divagar e vai ao ponto. Quem é o maior no Reino dos Céus é a pergunta do Evangelho. Pois bem! Em primeiro lugar precisamos compreender o que é o Reino dos Céus. Certamente não é um reino humano onde se disputa postos de comando e privilégios. Trata-se do Reino de Deus, onde o maior é aquele que mais age movido pelo amor. Certamente o maior é Deus, que tudo faz por amor. O homem só pode crescer em idade e sabedoria na medida em que se liga e confia em Deus.
Jesus usa da imagem da criança que se liga à mãe, que a ama, confia nela e age movida por suas orientações, para dizer que os grandes no seu Reino são aqueles que à semelhança das crianças se vinculam profundamente a Deus, confiam nEle de forma absoluta e agem movidos por Deus, que é Amor.
Deus, que é Amor, acolhe a todos com imenso carinho e torce para que participem do Seu Reino de Amor. Os que se vinculam a Deus e agem movidos por Ele e reproduzem as mesmas atitudes de seu Pai. Para motivar mais ainda a essa acolhida amorosa, Jesus nos dá a oportunidade de acolher a Ele mesmo em cada irmão e irmã, especialmente nos mais indefesos e pequeninos.
Peçamos a graça de não desprezar a ninguém, mas pelo contrário, apreciar, especialmente, aqueles que os reinos deste mundo rejeitam e ou não valorizam tanto.
Um abraço a você, que é valioso aos olhos de Deus, mesmo que não o seja aos olhos do mundo.




Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário