terça-feira, 8 de outubro de 2013

Refl. Ev. 1193 (Lc 10,38-42) 08/10/13

Jesus hospeda-se em casa de Marta e Maria.



Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com os muitos afazeres da casa. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha com todo o serviço? Manda pois que ela venha me ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada com muitas coisas. No entanto, uma só é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,38-42).




Certamente Jesus hospedou-se na casa de Marta e Maria porque foi convidado por elas. Na casa de Zaqueu ele mesmo se convidou porque sentiu que ele estava ansioso para hospedá-lo apesar de sentir-se pequeno e pecador. O texto narra que ele correu à frente e chegou a subir na árvore para ver Jesus (Cf. Lc 19,1-10).  Mas não me consta que ele tenha ido hospedar-se na casa de quem não queria recebe-lo. Exemplo disso é o episódio dos samaritanos que não queriam acolhe-lo e ele foi adiante procurando outros que o aceitassem (Cf. Lc 9,51-56).
Estando na casa de Marta e Maria ambas o acolhem à sua maneira. Marta o acolhe com alegria, mas prioriza o trabalho que deve fazer. Maria, por sua vez, o acolhe e fica ouvindo Jesus. Ela prioriza a Jesus. Coloca Jesus em primeiro lugar, pois naquele momento ele estava aí e não queria perder a oportunidade de acolhê-lo, ouvi-lo e amá-lo. Não se trata de uma pessoa que despreza o trabalho, como alguns chegaram a pensar, mas de alguém que preza muito mais a Jesus e a sua palavra. Não se trata aqui, portanto, de oposição entre trabalho e escuta de Jesus. O ensinamento cai sobre a prioridade de Jesus e da sua palavra sem desprezo do trabalho, que certamente é necessário.
Queridos irmãos e irmãs! Em primeiro lugar Jesus quer hospedar-se na casa do povo e não ficar apenas no sacrário de latão dourado. Jesus veio ao mundo e deseja ser acolhido e hospedado em nossas casas. Ele não arromba as portas de ninguém, mas espera a oportunidade e o convite dos seus irmãos e das suas irmãs.
Muitos já o convidaram a entrar, mas as ocupações diárias e correrias da vida as levaram a priorizar o trabalho deixando Jesus em segundo, em terceiro e até em último lugar. Na verdade, algumas já o expulsaram da sua vida porque ele as levava a perder tempo e atrapalhava os seus negócios.
O episódio de Marta e Maria tem o objetivo de chamar a nossa atenção para a importância de abrir as portas das nossas casas e convidar Jesus a entrar em nossa vida. Entrar em nossa vida para ocupar o seu lugar, isto é, o primeiro e não o segundo ou o último. Uma vez dentro da nossa vida ele nos ajudará a organizar a nossa vida cristã. À luz dEle e da sua Palavra saberemos colocar cada coisa no seu devido lugar, sem desprezar nada e ninguém, a não ser o pecado.
Queridos irmãos e irmãs! Quero lembrá-los que Jesus continua batendo à parta de cada um de nós na esperança de ser acolhido, ouvido e amado. Não esqueçamos que ele chega de diversas formas. Chega através da sua Palavra, dos Sacramentos, na pessoa do marido, da esposa, do empregado, do filho, do aluno, do pacientes, do paroquiano, do jovem, do dependente químico, etc. Importa que o nosso coração, prioritariamente, esteja aberto para acolhê-lo, escutá-lo e amá-lo e tudo o mais encontrará o seu espaço na nossa vida de cristãos. Que assim seja!




Pe. Arlindo Toneta – Pároco –

Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário