quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Refl. Ev. 1195 (Lc 11.5-13) 10/10/13



Perseverar 

E Jesus acrescentou: “Imaginai que um de vós tem um amigo e, à meia-noite, o procura, dizendo: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’. O outro responde lá de dentro: ‘Não me incomodes. A porta já está trancada. Meus filhos e eu já estamos deitados, não posso me levantar para te dar os pães’. Digo-vos: mesmo que não se levante para dá-los por ser seu amigo, vai levantar-se por causa de sua impertinência e lhe dará quanto for necessário. Portanto, eu vos digo: pedi e vos será dado; procurai e encontrareis; batei e a porta vos será aberta. Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate, a porta será aberta. Algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu saberá dar o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lc 11,5-13)

O evangelho de hoje ressalta a importância da perseverança na oração e busca das coisas boas da vida. É fundamental não desistir de rezar e buscar constantemente as coisas boas que nos dignificam diante de Deus e diante dos homens.
Quantos sonhos bons e quantos projetos maravilhosos, mas que logo, logo não passam de quimeras e projetos frustrados! Muitos jovens sonham com um casamento perfeito e cheio de alegrias e realizações. Como é bom carregar na mente e no coração esse tipo de sonhos! Eles enchem a pessoa de alegria e entusiasmo. Parece que o seu rosto brilha como a lua cheia, mas logo depois essa lua perde o brilho, dá lugar a lágrimas e lamentações. Por que isso ocorre?  Na maioria das vezes por falta de perseverança. Diante da primeira dificuldade, normalmente, a pessoa tende a esmorecer e pensar em outro projeto mais fácil.
Queridos irmãos e irmãs! Não existem sonhos e bons projetos que sejam fáceis. Todo o bom sonho e projeto cristão possuem a sua dose de exigências que requer luta insistente. Por mais difícil que seja precisamos insistir constantemente na oração, isto é, na busca de Deus e da sua vontade, que nos ajuda a realizar os sonhos e projetos válidos a seus olhos.
A pós-modernidade tende a afastar Deus dos sonhos e projetos humanos, por conta disso a falta de perseverança. A cultura do mais fácil que vai impregnando a mente e o coração dos nossos jovens e maduros nos torna moles e sem perseverança diante das dificuldades da vida. Dificuldades no sacerdócio ou no casamento nos levam a pensar que erramos de vocação. Tendemos a desistir dos nossos sonhos bons e projetos cristãos diante das primeiras dificuldades. Surge um monte de cristãos mornos e muitos sacerdotes que desistem facilmente do seu povo. Parece que é isso que o diabo gosta.
Queridos leitores! A Palavra de Deus nos desafia a sermos perseverantes na busca das coisas boas, mesmo que isso implique nas maiores dificuldades. Nos convida a perseverar na busca da vontade de Deus por mais difícil que seja. Garante que a vitória é dos perseverantes e lutadores e não dos moles e dos que buscam realizar projetos fáceis. O próprio Jesus nos assegura a conquista dessas coisas boas que nos dão dignidade e alegria. Portanto, botemos fé nisso.


 

Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário