terça-feira, 15 de outubro de 2013

Refl. Ev. 1197 (Lc 11,37-41) 15/10/13

Limpar o exterior sim, mas ...

Enquanto Jesus estava falando, um fariseu o convidou para jantar em sua casa. Jesus foi e pôs-se à mesa. O fariseu ficou admirado ao ver que ele não tinha feito a lavação ritual antes da refeição. O Senhor disse-lhe: “Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós” (Lc 11,37-41).

Jesus está diante de uma realidade em que os fariseus se preocupavam muito para por em prática as leis. Leis estas que eram boas, mas que, muitas vezes, impediam de vivenciar o essencial, isto é, o amor e a misericórdia. Impediam por conta da sua rigidez. Imaginem os xiitas, que procuram eliminar a todos os que não observam a lei do jeito que eles a entendem. Vejam o caso presente da Malala, a menina paquistanesa, que era proibida de estudar, por conta das leis culturais fabricadas, não por Deus ou Alá, mas por homens fanáticos e de mente estreita. Por um triz ela não morreu.
Nesse cenário Jesus foi convidado por um fariseu a jantar na sua casa e Jesus aceitou o convite. Mais uma vez observamos Jesus na casa do povo. Jesus comendo numa casa de família. Isto mostra para todos nós, queridos irmãos, que a Boa Notícia é que Jesus quer tomar refeição conosco, na nossa casa. Importa, porém que nós o convidemos para isso. Ele não deseja invadir a casa de ninguém, mas espera ser convidado. Que tal convidá-lo diariamente para que os nossos almoços e jantares sejam mais fraternos e cristãos!
Diante da rigidez legal dos fariseus, Jesus aproveita a ocasião do jantar para transmitir a boa notícia. Jesus começa a refeição sem lavar as mãos escandalizando o fariseu que o convidou. A seguir passa a ensiná-lo que o mais importante era ter o interior limpo e não apenas as mãos, conforme as suas tradições. Certamente Jesus não está dizendo que lavar as mãos não seja higiênico e importante para a saúde, mas acima disso está colocando a importância da saúde interior que a todos acolhe e ama como irmãos.
Segundo a Boa Nova de Jesus, não é mais suficiente ser limpo externamente. Não é suficiente ostentar um terno impecável e depois ir para o Congresso, para a Câmara e outros setores de decisões políticas, econômicas e religiosas, cheios de desejo de levar vantagem em tudo e sobre todos.  Deus que fez o exterior e o interior nos desafia a sermos limpos por dentro, em primeiro lugar, isto é, tirando de nós toda a mentira, todo o roubo, toda a ganância, toda a vanglória. Uma vez limpos por dentro, o nosso exterior refletirá essa pureza estando com roupas lindas ou modestas. No nosso rosto, nas nossas mãos, em suma, na nossa vida, brilhará a gratidão de quem sabe que tudo é de Deus e a Deus e aos irmãos pertence, mesmo que estejamos empoeirados de tanto servir.
Que o Senhor nos dê a graça de purificarmos o nosso interior e irradiar para os demais esse pureza!





Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário