terça-feira, 1 de outubro de 2013

Refl. Ev. 1191 (Lc 9, 51-56) 01/10/13



Jesus enviou mensageiros para lhes preparar hospedagem. 

Quando ia se completando o tempo para ser elevado ao céu, Jesus tomou a firme decisão de partir para Jerusalém. Enviou então mensageiros à sua frente, que se puseram a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para lhe preparar hospedagem. Mas os samaritanos não o queriam receber, porque mostrava estar indo para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu, para que os destrua?” Ele, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado (Lc 9,51-56).

Jesus estava indo para Jerusalém e passava pelas cidades. Numa cidade da Samaria não quiseram recebe-lo, pois estava indo para Jerusalém e os Samaritanos não se davam com os habitantes de Jerusalém e rejeitavam os que iam para lá. Com essa atitude preconceituosa perderam a oportunidade de hospedar o próprio Deus na sua cidade.
Queridos leitores! O Evangelho nos convida a evitar os preconceitos políticos ou religiosos, pois eles podem nos empobrecer seriamente. Necessitamos superar os preconceitos e procurar conhecer as pessoas para não perder as chances que a vida nos oferece.
Diante dessa atitude de fechamento os discípulos Tiago e João, cheios de espírito vingativo, cogitam a ideia de mandar fogo do céu para destruir aquela cidade. Jesus, porém, os repreende e acolhe a decisão daquela comunidade partindo para outra cidade a fim de se abrigar. Jesus está dizendo, em outras palavras, que do céu não desce fogo para destruir ninguém, mas desce o fogo do Espírito Santo para nos ensinar as atitudes de acolhida e respeito pelo outro.
Claramente Jesus combate a ideia de vingança ou castigo, que muitos cristãos ainda carregam na sua mente e coração. O maior castigo eles mesmos se impuseram, isto é, perderam a oportunidade de hospedar o Salvador do mundo. Perderam a oportunidade de serem enriquecidos com o maior dom do Céu.
Como os preconceitos prejudicam a acolhida e as relações respeitosas necessárias para a edificação de um mundo melhor! Exemplo disso são os preconceitos passados por muitos professores universitários contra a Igreja. Por conta de erros do passado, tais como a inquisição, dissemina-se uma rejeição total à Igreja ainda hoje, dizendo que ela não presta. Ninguém nega que aquilo foi um erro, mas que não podemos generalizar para os séculos, jogando no lixo o extraordinário bem que essa Instituição Sagrada fez e vem fazendo em favor dos idosos, dos doentes, dos jovens e do povo em geral.
Jesus mandou mensageiros à sua frente para preparar hospedagem na tua casa, na tua vida. Que os preconceitos políticos, religiosos, econômicos ou outro qualquer não fechem o teu coração para esse presente do Céu!  Se você se impuser esse castigo tenha a hombridade de não culpar a outros ou a Deus da tua falta de paz e alegria.
Peçamos a graça de superar os nossos preconceitos políticos e religiosos e acolher a todos como presentes vindos do Céu até prova em contrário.





Pe. Arlindo Toneta – Pároco –
 Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário