quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Refl. Ev. 1188 (Lc 9, 7-9) 26/09/13

Herodes queria ver Jesus.


O rei Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou confuso, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Herodes disse: “Eu mandei cortar a cabeça de João… Quem será esse homem, sobre quem ouço falar estas coisas?” E procurava ver Jesus (Lc 9,7-9).



Herodes queria ver a Jesus. Diante do que ele ouviu dizer que Jesus fazia, Herodes estava cheio de curiosidade. Desejava vê-lo para saber qual a cor dos olhos, o tamanho dos seus cabelos, se tinha pele morena ou branca, se falava com desenvoltura ou era meio gago, se era baixo ou alto. Enfim, Herodes queria ver com os seus olhos quem era esse homem do qual a o povo falavam tanto. Não tinha nenhuma intenção de aprender com ele ou tornar-se discípulo do mesmo.  Ao encontrá-lo com os seus olhos humanos ficou decepcionado, pois não viu mais do que um homem comum, sem atributos especiais, que a sua imaginação o levava a pensar.
Caros irmãos! Vocês também querem ver Jesus? Como desejam vê-Lo? Para que desejam vê-lo? Apenas para satisfazer alguma curiosidade ou para seguir seus passos?  Querem vê-Lo apenas com os olhos humanos, como Herodes, ou com os olhos da fé? Com os olhos da curiosidade humana Jesus não passa de um homem qualquer. Um homem que come e bebe, um homem que sente frio e calor, um homem que necessita da ajuda material de algumas mulheres ricas, um homem que se cansa e pede água a uma samaritana junto ao poço de Jacó, um homem nascido de uma mulher Maria de Nazaré.
Se o nosso desejo não for tão superficial e ligado às aparências podemos ver o Filho de Deus Vivo, que passeia no meio de nós. Caminha conosco apontando o Amor do Pai por nós seus filhos e filhas. Caminha conosco curando o nosso olhar, que normalmente se fixa nas aparências, oferecendo-nos as suas lentes que nos dão o olhar da fé. Com esse olhar cheio de fé contemplaremos o Filho de Deus encarnado, que Herodes não conseguiu ver. Veremos o maior gesto do Amor do Pai por nós e nos apaixonaremos por Ele. Em cada pessoa humana veremos o seu rosto e o amaremos nos nossos irmãos.  Seremos capazes de vender tudo, tudo para adquirir esse bem supremo.
Queridos leitores! Peçamos a graça de superar a mera curiosidade externa e avançar para águas mais profundas a fim de, na fé, conhecer o coração de Deus e dos seus filhos e filhas. Movidos por esse olhar de fé possamos contemplar o Céu abraçando a terra para redimi-la.




Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR



Nenhum comentário:

Postar um comentário