segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Refl. Ev. 1182 (Lc 7,1-10) 16/09/13

Jesus veio para curar os empregados e os empregadores.

Quando terminou de falar estas palavras ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia um centurião que tinha um servo a quem estimava muito. Estava doente, à beira da morte. Tendo ouvido falar de Jesus, o centurião mandou alguns anciãos dos judeus pedir-lhe que viesse curar o seu servo. Quando eles chegaram a Jesus, recomendaram com insistência: “Ele merece este favor, porque ama o nosso povo. Ele até construiu uma sinagoga para nós”. Jesus foi com eles. Quando já estava perto da casa, o centurião mandou alguns amigos dizer-lhe: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, nem fui pessoalmente ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e meu servo ficará curado. Pois eu, mesmo na posição de subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens, e se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e se digo a meu escravo: ‘Faze isto!’, ele faz”. Ao ouvir isso, Jesus ficou admirado. Voltou-se para a multidão que o seguia e disse: “Eu vos digo que nem mesmo em Israel encontrei uma fé tão grande”. Aqueles que tinham sido enviados voltaram para a casa do centurião e encontraram o servo em perfeita saúde (Lc 7,1-10).

Numa leitura rápida e tradicional vemos um oficial romano empenhado na cura de um servo querido. Além disso, o destaque cai sobre a fé do Oficial que tem uma grande fé em Jesus.  Ele não se acha digno de receber Jesus em sua casa e contenta-se com uma palavra apenas. Retorna para a sua casa com a certeza que o servo estava curado. Verdadeiramente na hora exata em que ele manifestou a sua fé nas palavras de Jesus o seu servo ficou curado.
Queridos leitores! Neste ano da Fé, temos necessidade de pedir ao Pai que nos dê tamanha fé para podermos recuperar o vigor da nossa querida Igreja. Não podemos apenas pensar que a fé é somente um dom de Deus. Além de ser dom ela exige de nós que a cultivemos ouvindo a pregação da Palavra na Santa Missa dominical e se possível, diariamente. Além disso, que meditemos essa Palavra Divina, conforme nos ensina S. Paulo na sua carta aos romanos no capítulo dez. Caso contrário, esse dom corre o risco de ser enterrado e morrer por falta de zelo pessoal.
Fazendo uma leitura mais profunda do texto acima podemos entrever Jesus manifestando o projeto do Pai que quer a cura do empregador e do empregado. Ele não veio apenas para dizer que os trabalhadores são vítimas e os empregadores são vilões, conforme uma mentalidade doentia que anda pelo Brasil afora. Ele veio para curar os empregados doentes e os patrões doentes. Ele veio curar empregadas e patroas e não apenas uma parte da comunidade.
Queridos irmãos e irmãs! Que a Palavra de Deus cure o coração dos empregados e empregadas que somente querem seus direitos e não seus deveres! Que a Palavra de Deus entre na vida dos patrões e encha-os de Fé em Jesus e consequentemente, nos seus empregados! Que nas relações trabalhistas e humanas haja respeito mutuo e interesse reciproco para que possamos progredir como irmãos e irmãs queridos de Deus! Com essa visão, certamente superaremos a dimensão escravagista de um explorando o outro e edificaremos a fraternidade universal, onde um se empenha para o bem do outro, não importando se empregado ou empregador.
Que o Senhor nos dê a graça de cultivar a Fé em Deus e assim desenvolvermos relações humanas de respeito e ajuda mutua para o bem de todos, conforme o projeto de Deus Pai.
Um abraço respeitoso a você meu irmão e minha irmã não importando se você é empregador ou empregado.




Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – 
Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário