segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Refl. Ev. 1186 (Lc 8,16-18) 23/09/13


Na luz tudo é conhecido.

“Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade. Ora, nada há de escondido que não venha a ser descoberto. Nada há de secreto que não venha a ser conhecido e se tornar público. Olhai, portanto, a maneira como ouvis! Pois a quem tem será dado, e a quem não tem, até aquilo que julga ter lhe será tirado!” (Lc 8,16-18)

    Jesus está ensinando algo que parece evidente, a respeito da luz que é acesa para iluminar, mas não é tão evidente assim. Precisamos entender melhor o que ele está querendo passar aos seus seguidores.
      Inicialmente fica claro que todo o indivíduo, bom da cabeça, acende uma luz para colocá-la em lugar estratégico para iluminar o caminho e ou para aquecer alguém, uma vez alguns tipos de luzes são quentes. Na verdade, Jesus está usando de uma realidade, bem conhecida de todos, para instruir os seus seguidores a respeito de realidades espirituais profundas.
      Que realidades espirituais são essas? Em primeiro lugar, está dizendo que quem conhece a Ele e a sua Palavra, tem a vida iluminada. Dentro dele se acende uma lâmpada que brilha, aquece e ilumina todo o seu caminhar. Não é mais alguém que caminha nas trevas do erro e da mentira que conduz à morte, mas caminha na luz da verdade que conduz à vida.
      Além disso, ele se torna uma lâmpada acesa para iluminar a todos os que estão em casa. Irradia luz e calor para todos os que dele se aproximam. Os que praticam o mal não se aproximam dele, como não se aproximam de Jesus e da sua Palavra, para que a Luz não revele as suas más intenções. Eis algumas qualidades do discípulo missionário de Jesus Cristo!
     O que aprender da lâmpada acesa e encoberta debaixo de um caixote? Queridos leitores! Eu entendo que Jesus está falando hoje dos muitos e muitos católicos e batizados que conheceram Jesus, que foram batizados, que fizeram primeira comunhão, receberam a confirmação do Batismo, isto é, a Crisma e hoje vivem escondidos debaixo do egoísmo e indiferença. Esse trecho do Evangelho está querendo ensinar que quem foi batizado, crismado e conheceu a Jesus e a sua Palavra não pode mais viver escondido. Está dizendo que os que foram iluminados por Cristo e a sua Palavra têm a missão de iluminar e aquecer a família e a comunidade, além de si mesmos.
      Diante desse ensinamento, a pergunta que surge é a que segue: Por que hoje em dia, diante de um Brasil com mais da metade de católicos temos tantas e tantas trevas, isto é, erros, roubos, assassinatos, injustiças, e malandragens? A meu ver a resposta é evidente, isto é, porque são poucos os que foram batizados e iluminados pela Palavra de Deus que assumem publicamente a missão de iluminar e aquecer os passos desse nosso imenso País.          Muitos meteram a sua lâmpada debaixo do caixote e vivem como lâmpadas queimadas.
Peçamos a graça de jogar fora a vergonha de sermos católicos, e de assumir publicamente que somos amigos de Jesus e que agimos sempre iluminados pela sua Palavra, sobretudo nos momentos mais duros da nossa vida.







Pe. Arlindo Toneta – Pároco – 
Paróquia N. Sra. da Boa Esperança – Pinhais - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário